Existe salário milionário para vendedores?

A exemplo de um interessante artigo que saiu recentemente sobre a remuneração do atual presidente da Apple, Tim Cook (1), o pagamento de remunerações milionárias para executivos já é uma realidade antiga e notória nos EUA e Europa. O que poucas pessoas sabem entretanto é que essa realidade acaba sendo extensível ao salário de vários vendedores dessas regiões também, que em alguns casos inclusive chegam a ter remunerações maiores que a de muitos presidentes de empresa por lá.

Portanto, não só existe sim salários milionários para vendedores como trata-se de um prática já notória em alguns países.

O motivo da remuneração agressiva para vendedores pode não parecer mas é extremamente simples: quanto maior a dependência da empresa em alguém, quase sempre maior é o salário dessa pessoa, e não tem lugar mais fácil para se identificar e “pagar” essa dependência do que na área comercial. Apesar de no Brasil mesmo a remuneração milionário para altos executivos ainda serem raras, não há dúvidas nem faltam indícios de que ela certamente vai se intensificar cada vez mais, sobretudo a medida que a concorrência global continuar pressionando as empresas a aumentarem a qualidade dos seus controles, e consequentemente a segurança para o exercício da meritocracia nos salários. Em um primeiro momento e a exemplo do que ocorreu nas regiões mencionadas, essa tendência vai chegar primeiro para cargos de alta gestão, para em um segundo ou terceiro momento, chegar para os cargos de vendedores, que aliás tendem a ser cada vez mais complexos, valorizados financeiramente, e pasmem, cada vez mais escassos. (2)

Pensando em mudar de segmento de mercado ou revisar seu planejamento de carreira? Um dos setores que já tem usado em larga escala o pagamento de bônus agressivos para vendedores aqui no Brasil são os bancos de investimento e as corretoras de valores, que a exemplo do Banco Alfa já chegam a pagar bônus de mais de R$ 500 mil reais no semestre para seus principais executivos de vendas. Aos mais interessados em acumular um bom patrimonio como vendedor, fiquem atentos aos próximos artigos (3).

(1) http://www.bloomberg.com/news/2015-01-22/apple-ceo-cook-gets-9-22-million-in-pay-as-stock-reaches-record.html
(2) Estamos concluindo um artigo sobre as tendências de mercado para cargos de vendedores, em breve colocamos no ar para esclarecer melhor essa colocação.
(3) No intuito de complementar esse artigo, lançaremos em breve um levantamento de algumas empresas que já adotam a prática de variáveis milionários para vendedoresaqui no Brasil.


Sobre a Foursales
A Foursales foi a pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de serviços de headhunter de alta gestão, recrutamento de vendedores e representantes e assessment exclusivos para esse departamento, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais de vendas e marketing em suas equipes.