A química de uma grande carreira

Se me perguntassem quando entrei na faculdade de Direito se me imaginaria trabalhando como Headhunter, com certeza eu cairia na gargalhada.
Por uma conjuntura de acontecimentos, vim a percorrer um caminho inimaginável na época, que me levou a me apaixonar pela carreira executiva. Lembro que o que mais me fascinou, e ainda me fascina até hoje, é o entrelaço de disciplinas que a evolução de uma carreira executiva tem em comum com a evolução da nossa vida pessoal.
Foi fácil de concluir na época que um bom executivo é o que Darwin chamaria na “Origem das espécies” de “o mais apto de sua espécie”. Para mim, um grande executivo era aquela pessoa que sempre buscava ser “o mais astuto possível”, “o mais
Apesar dessa minha rápida conclusão até ter se confirmado em partes, eis que para minha surpresa nesse mundo de “melhor” e “pior” comecei a observar na prática como existem vários profissionais excelentes com carreiras medianas, e vários profissionais medianos com carreiras excelentes.
O que os diferencia afinal? Com certeza não haverá unanimidade no que vou propor, mas partindo do dado mais concreto e tangível que pode existir para embasar uma opinião nesse assunto tão subjetivo, que é a experiência entrevistando diversos profissionais, acho que vale a pena compartilhar.
Ao longo das mais de três mil entrevistas de executivos que fiz até hoje, pude concluir que existem dois tipos profissionais, o que passei a chamar de “polarizantes” e o que passei a chamar de “polarizados”.
Polarizantes são os profissionais (ou empresas) com uma grande convicção do que estão fazendo e de onde querem chegar, são os famosos “lideres natos”, e quando digo líder não quero dizer líder de pessoas, mas líder no sentido de “tomar a frente” e serem naturalmente seguidos.
Esses profissionais (ou empresas) são verdadeiros imãs, atraindo e fazendo gravitar em torno dos seus objetivos pessoais e profissionais um grupo de pessoas.
Ao contrário do que possa parecer, o que diferencia o polarizante do polarizado não é um talento natural ou algo que o valha, mas principalmente a visão clara de um objetivo grandioso de longo prazo, e lógico, um pouco de persuasão.
Por definição, seria de se esperar encontrar um polarizante em um alto executivo ou um grande empresário e um polarizado em um cargo menor, mas nem sempre isso é verdade. Pude identificar um polarizante em um vendedor de 20 anos de idade e um polarizado em um diretor comercial de 40 anos de carreira.
Os polarizados são os profissionais que a despeito de serem bons ou não, de estarem bem empregados ou não, são atraídos pelo primeiro grupo e passam a gravitar em torno do mesmo, perdendo a noção de tempo e espaço em suas vidas profissionais, passando muitas vezes sua carreira a mercê do sonho de outra pessoa (ou empresa).
O que sempre acontece é que enquanto os polarizados não se definem, o tempo vai passando e quando se dão conta estão perdidos na metade de uma estrada que não tem destino. Isso seria menos triste se o ser humano não fosse tão sonhador e infinito e a carreira tão finita.
Por isso concluo com um pensamento que seria óbvio se não fosse a dificuldade de aceitá-lo: a diferença entre uma carreira brilhante para uma carreira mediana reside em principalmente ter ou não um sonho grandioso, em seguir ou não seguir o próprio caminho, em estar polarizando ou ser polarizado.
Grandes carreiras são, antes de tudo, projetos de vida. Enquanto você não tiver um grande sonho, essas três mil entrevistas me dizem que você terá poucas chances de ter uma grande carreira.
Torço para que esteja vivendo seu sonho, e caso não esteja, que o encontre o mais breve possível nas páginas da vida, afinal, como escreveu Schopenhauer, “A vida e os sonhos são folhas do mesmo livro: lê-lo em ordem é viver; folheá-lo é sonhar”.

Sobre a Foursales

A Foursales foi a pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de serviços de headhunter de alta gestão, recrutamento de vendedores e representantes e assessment exclusivos para esse departamento, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais de vendas e marketing em suas equipes.



Leave a Reply