O que é um headhunter, afinal?

No século 19, headhunting era o nome dado à prática tribal de cortar e preservar a cabeça do inimigo. Na atualidade, o trabalho do headhunter diz respeito a uma atividade muito mais amigável.
Headhunter é o profissional que ajuda as empresas a encontrarem os melhores profissionais do mercado para uma determinada posição.
A seguir, saiba mais sobre o trabalho do headhunter e entenda como esse especialista atua para fazer a ponte entre empresas e talentos.

A origem do headhunter

De acordo com Rodrigo Sahd, General Manager no Foursales group, o trabalho de headhunting surgiu em meados dos anos 1950, nos Estados Unidos – no momento de expansão da economia norte-americana e global pós Segunda Guerra. “O mundo, de uma forma geral, saiu de uma economia focada em produção e passou a ser uma economia focada em mercado. Nesse momento, as empresas começaram a ter que pensar em eficiência e em ter as melhores pessoas. É aí que surge o headhunter”, detalha Sahd.
No Brasil, consultorias de top management, focadas em encontrar profissionais para cargos de alta gestão (com remuneração acima de 30 mil reais), já existem há cerca de 30 anos.
Mas foi somente a partir dos anos 2000 que a profissão de headhunter ganhou escala no país, pois foi quando esse profissional passou a atuar também na contratação de média gestão (cargos com salários entre 10 e 30 mil reais).

O que é headhunting

Headhunting é o trabalho realizado, geralmente por uma consultoria externa, mas em alguns casos por determinados profissionais de uma empresa, para identificar e selecionar os melhores talentos do mercado para uma determinada posição. O que garante a eficiência de um headhunter é o nível de especialização em determinado segmento e/ou departamento. “Desde sua origem, nos anos 50, o headhunter é um profissional que tem grande experiência no segmento ou departamento para o qual recruta e é um especialista em encontrar e comparar pessoas. Sendo assim, se ele recruta para área comercial de Bens de Consumo, por exemplo, em tese, ele deveria vir deste segmento ou do departamento comercial.”, explica Sahd.
O especialista reforça que a expertise no segmento fez mais sentido até a década de 90, quando a contratação eficiente estava ligada a entender o mercado e ter networking no segmento do cliente. Atualmente, o desafio se encontra principalmente em comparar profissionais de um determinado departamento para propor ao cliente profissionais de alta performance que tragam as melhores práticas departamentais para uma posição.

O que é headhunting

Candidatos não contratam headhunters

O especialista do Foursales group explica que existem concepções erradas em relação ao trabalho do headhunter. Ele alerta que um dos principais equívocos nesse sentido é achar que quem contrata o headhunter é o candidato. “Um ponto fundamental quando se fala de headhunter é que ele é um profissional contratado por empresas para achar pessoas. Headhunters nunca são contratados por candidatos e isso é mal compreendido até entre as próprias consultorias de RH, principalmente nas pequenas e médias, que acabam fazendo de tudo um pouco. Muitas vezes, elas se posicionam como headhunters quando são, na verdade, jobhunters. Ou seja, elas buscam vagas para pessoas”, frisa Sahd. Para resumir:

  • Headhunter: é o profissional/consultoria que é contratado por empresas para fazer o recrutamento e a seleção de candidatos para uma determinada vaga.
  • Jobhunter: é o profissional/empresa contratado por profissionais que buscam recolocação no mercado para encontrar vagas alinhadas ao perfil deles.

Leia também

http://www.foursales.com.br/carreira/headhunter/como-trabalho-headhunter-pratica/

Headhunter: Especialista em encontrar talentos

Para as empresas que precisam contratar um headhunter, o primeiro passo é procurar um parceiro que tenha uma compreensão mínima do segmento e um entendimento profundo do departamento para o qual ela busca o novo profissional. Isso é importante porque o headhunter não é só o executor do projeto de recrutamento e seleção. Também deve ser um especialista que ajuda a empresa em todo o processo de captação e comparação de novas opções de profissional para a vaga.
“O que traduz o trabalho de um especialista é a capacidade de simplificar algo complexo. Assim, o headhunter é o profissional que vai conseguir organizar e utilizar uma série de conceitos avançados de avaliação de pessoas com uma leitura profunda dos desafios práticos de uma determinada posição, auxiliando seu cliente a identificar e contratar o profissional ideal para determinada posição. Simplificar sem perder a profundidade do contexto de recrutamento é o primeiro trabalho do headhunter”, frisa Sahd.

Leia também

http://www.foursales.com.br/carreira/pesquisa-revela-profissionais-rh-buscam-vendedores/

Sobre a Foursales Group

A Foursales foi a pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de uma metodologia pioneira de avaliação de profissionais de vendas e marketing, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais destes departamentos em suas equipes.



Leave a Reply