Os três motivadores de um top performer da área comercial

Dando continuidade a série de entrevistas com top performers da área comercial, hoje vamos compartilhar os aprendizados de um profissional cuja base do sucesso na carreira é, nas palavras dele próprio, a “coragem para viver as experiências passadas, a humildade para aprender no presente e entendimento de quais são minhas melhores habilidades e defeitos como executivo para construir o futuro da carreira”.
Nosso entrevistado é um diretor executivo de 38 anos que construiu sua carreira nos segmentos moveleiro e automotivo. A capacidade de se adaptar a novos cenários e contextos é um ponto que chama a atenção em sua trajetória, visto que ele até viveu por alguns anos na China.
Conheça a história de D.Z* , elencado como um dos mais bem avaliados em nosso banco de dados, que é formado por milhares de profissionais. Ele compartilhou lições valiosas sobre carreira, sonhos, família, sucesso e equilíbrio.

Foursales: De que episódio em sua carreira você mais se orgulha e por quê?

D.Z: De ter aceitado uma transferência para a China, para a construção do meu primeiro startup de carreira. Fui pra lá para atuar em um projeto de lançamento de novos produtos, que até então não eram conhecidos pela companhia, mas possuíam sinergia no mesmo canal de distribuição. Este era o escopo do projeto. Passamos a desenvolver parcerias com empresas asiáticas, que por sua vez possuíam capacidade técnica e comercial para atender os part numbers necessários para o mercado brasileiro, bem como estavam aptos a respeitar acordos comerciais de território. Em dois anos, o projeto passou a corresponder por 40% da receita da empresa e posicionou a companhia em outro patamar no mercado.

Qual foi a maior dificuldade que já enfrentou na carreira e como a superou?

Foi migrar para o segmento de móveis planejados depois de 19 anos no segmento automotivo. Superei o desafio entendendo o que cada segmento agrega como positivo e criando uma nova competência que proporciona atuar em vários outros segmentos.
O mercado automotivo aftermarket B2B, possui uma relação produto/competitividade/abrangência de mercado, ou seja, é fundamental ter o produto adequado em termos de qualidade, no preço competitivo, com abrangência da frota existente.
No segmento moveleiro, o produto representa em torno de 30% do sucesso. O serviço de montagem, projeto e instalação representam os outros 70%. É uma grande mistura de indústria e serviço, onde um complementa o outro. Portanto, as estratégias comerciais permitem muita imaginação do executivo, que pode criar soluções inovadoras tanto em produtos, mas principalmente em serviços. Diria que é um canal que prepara o executivo para atuar em grande parte dos negócios existentes no mundo, pois engloba tecnologia, indústria, varejo, distribuição, serviço, agilidade e inovação. Grande experiência.
Os três motivadores de um top performer da área comercial

O que o motiva a levantar da cama todas as manhãs?

Um projeto consistente em um plano de médio e longo prazo, que apresente resultados tangíveis no curto prazo. Isso mantém o sonho da entrega futura com pequenas entregas diárias. A arte do negócio está em planejar, sonhar, construir e executar. Não existe mais espaço para executivos apenas pensadores. Tem que saber fazer. O como é tão importante quanto o que.

Você está respondendo essa pesquisa porque foi elencado como um dos melhores profissionais já entrevistados pela Foursales. A que você credita tamanho sucesso?

Coragem para viver as experiências passadas, humildade para aprender no presente, e entendimento de quais são minhas melhores habilidades e defeitos como executivo para construir o futuro da carreira.

Qual é seu grande sonho profissional?

Entregar projetos consistentes, mantendo os valores criados na experiência corporativa e na família. Isso é ser bem sucedido no meu ponto de vista.

Se você fosse demitido hoje, o que faria amanhã?

Aceitaria alguns convites de consultoria que recebo, pensaria em empreender nos Estados Unidos e em projetos que possam ser replicados a outros países.
Os três motivadores de um top performer da área comercial

O que faz, além do trabalho, que o ajuda a alcançar seus objetivos profissionais?

Leitura e esporte diariamente. Dedico, pelo menos uma hora por dia ao bem estar físico e mental. Equilíbrio na família e na vida pessoal. Tenho muito cuidado para que os passos profissionais estejam alinhados com os passos da vida pessoal.

Que conselho daria a alguém que está iniciando ou pretende iniciar uma carreira na área comercial?

Estude idiomas. Amplie o seu horizonte para o mundo. Use as experiências para criar soluções criativas e inovadoras. Não tenha medo de errar, mas lembre-se, mesmo sendo executivo e trabalhando com o dinheiro dos outros, tenha responsabilidade como se o dinheiro fosse seu. Desta forma está comprometido com o negócio e tende a trazer resultados consistentes com custos racionais.

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http://www.foursales.com.br/carreira/licoes-top-performer-area-comercial/
* Pela natureza do nosso trabalho, não vamos divulgar o nome do entrevistado.
Sobre a entrevista
Com o objetivo de aprofundar cada vez mais o entendimento sobre os top perfomers da área comercial, iniciamos em julho de 2017 uma série de pesquisas e entrevistas conduzidas por um jornalista e pesquisador da Foursales Group junto a um seleto grupo formado pelos profissionais mais bem avaliados por nós e por nossos clientes em 2016, dentre mais de 40 mil profissionais de nosso banco de dados. Nosso objetivo foi primariamente entender os pontos em comum entre estes profissionais, de forma a melhorar ainda mais nossos parâmetros comparativos, mas os depoimentos foram tão memoráveis que pensamos: por que não compartilhar suas histórias de sucesso e inspirar outros profissionais em sua carreira na área comercial?
 



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