Um profissional movido por influenciar e desenvolver pessoas

Estudar autores clássicos como Michael Porter, Jim Collins, Philip Kotler, dentre outros, é fundamental nas áreas de vendas, gestão e marketing. Ao mesmo tempo, aprender com pessoas “de carne e osso”, que escrevem suas histórias realizando feitos extraordinários diariamente, é igualmente importante.
Justamente por isso decidimos entrevistar os melhores profissionais de nosso banco de dados e trazer as reflexões e aprendizados deles para cá. A entrevista que você vai ler a seguir é a quarta desta série.
B.M* tem 37 anos, que atua como gestor comercial em um grande player da indústria de bens e consumo, diz que sua grande motivação é poder influenciar e desenvolver pessoas. Conheça mais detalhes da história dele lendo a entrevista na íntegra e inspire-se para cuidar ainda melhor da sua carreira.
De que episódio em sua carreira você mais se orgulha? Por quê?
Gosto de citar a implantação de um projeto piloto para melhoria de processos de execução e de gestão que foi realizada em conjunto com uma consultoria externa. Não foi o maior projeto que realizei, porém foi o que me colocou na vitrine da empresa em que trabalho pela primeira vez. A nossa unidade se tornou a melhor operação própria do Brasil entre todas que participaram do projeto piloto e virou referência para as demais.
Qual foi a maior dificuldade que já enfrentou na carreira e como a superou?
Logo que cheguei para atuar como Gerente Geral do CD de Goiânia, a empresa estava em um momento bastante difícil de entrega de resultados e, em conjunto com isso, estava mudando a forma de remuneração variável do time comercial e logístico. Na época, enfrentei ameaça de greve, “operação padrão” dos funcionários (especialmente logística), conversas longas e intensas com representantes dos colaboradores e dos sindicatos. Porém, ao final, conseguimos resolver as divergências em um curto espaço de tempo, voltar a operar e a crescer.
O que o motiva a levantar da cama todas as manhãs?
Pessoalmente, a minha família. Profissionalmente, a oportunidade de influenciar pessoas no desenvolvimento de suas atividades e a oportunidade de desenvolver essas pessoas.

Você está respondendo essa pesquisa porque foi considerado um dos melhores profissionais já entrevistados pela Foursales. A que credita tamanho sucesso?
Ao meu histórico profissional, às entregas que realizei na minha carreira e também aos meus valores pessoais.
Qual é seu grande sonho profissional?
Ocupar uma posição de liderança em uma grande empresa, me sentindo feliz e realizado, e conseguindo atrelar entrega de resultados superiores à valorização e desenvolvimento dos meus times.
Se você fosse demitido hoje, o que faria amanhã?
Antes de mais nada, faria uma viagem com a minha família para o exterior. Lá, aproveitaria para realizar cursos de aprimoramento na minha área de atuação.
O que faz, além do trabalho, que o ajuda a alcançar seus objetivos profissionais?
Busco estar atualizado sobre as novidades do meio em que atuo (realizando cursos, participando de palestras ou apenas lendo) e procuro planejar as minhas ações tanto na minha vida profissional quanto na vida pessoal.
Que conselho daria a alguém que está iniciando ou pretende iniciar uma carreira na área comercial?
Trabalhe muito duro, faça sempre o seu melhor alinhado aos seus valores, busque sempre fazer/entregar “algo a mais” e seja humilde tanto para aprender quanto para ensinar.
B.M é o quarto top performer da área comercial que entrevistamos.



Leave a Reply