Pesquisa indica como aprimorar o processo de entrevista de candidatos

Atrair e contratar os melhores profissionais para sua empresa é o objetivo geral de um processo de recrutamento e seleção de vagas estratégicas. Para alcançá-lo, um dos elementos mais importantes é entender as expectativas dos candidatos durante as diferentes fases desse processo.
E é sobre essa importante etapa do recrutamento e seleção que este artigo irá tratar. Entenda o que os profissionais esperam durante uma abordagem e descubra como aprimorar o processo de entrevista de candidatos em sua empresa.

Evite processos muito longos

O estudo Inside the mind of today’s candidate (em tradução livre: Dentro da mente dos candidatos da atualidade), desenvolvido pelo LinkedIn, mostra que os profissionais naturalmente querem que o processo de recrutamento seja breve e eficiente.
Os mais de 14 mil entrevistados do mundo todo relataram que nos últimos processos que participaram:

  • A média de tempo entre a aplicação para a vaga e a contratação foi de dois a três meses;
  • Neste período, eles realizaram, em média, três entrevistas;
  • E 84% disseram estar satisfeitos com esse número de entrevistas neste intervalo de tempo.

Analisando estes dados, podemos concluir que não é difícil impressionar bem um candidato com seu processo de entrevista, realizar esse processo de forma rápida é importante sobretudo por dois motivos:

  • Primeiro, porque quanto mais você demorar para fazer uma oferta, maior é o risco de você perder o candidato para uma contraproposta da empresa em que ele está ou até para outra empresa;
  • E, segundo, porque a agilidade na fase de entrevistas passa a imagem de uma empresa eficiente e organizada – diferente de quando o processo é longo e demorado.

Assuntos a serem tratados

De acordo o levantamento do LinkedIn, essas são as informações que os profissionais consideram mais úteis no momento de uma entrevista:

  • Responsabilidades da vaga – 70%
  • Como eles se encaixam na equipe – 42%
  • Missão e visão da empresa – 42%
  • Salário e benefícios – 39%
  • Desenvolvimento da carreira – 31%

Saber quais serão as responsabilidades no cargo é uma das questões mais importantes para os candidatos durante a fase de entrevistas

Se você quer que o seu processo de entrevista atenda às expectativas dos candidatos, precisa se preparar para cobrir os tópicos listados acima. Algumas dicas neste sentido:

  • Crie uma lista com os tópicos mais importantes referentes a diferentes vagas na organização. Assim, você poderá falar de maneira mais objetiva e direcionada com os respectivos candidatos.
  • Ao invés de apenas ler ou falar de maneira automática a visão e missão da organização, explique essas questões de forma genuína, dando exemplos de como é possível perceber esses valores e objetivos no dia a dia da empresa.   
  • Deixe um espaço para o candidato fazer perguntas – para o caso de você não ter abordado algum tópico de interesse dele.

entrevista de candidatos

Experiências que os candidatos esperam durante a entrevista

Você já considerou mostrar os bastidores da empresa no processo de recrutamento? Segundo o relatório do LinkedIn, isso conta muito para os candidatos atualmente. O estudo indica que uma das principais dificuldades dos candidatos na fase da entrevista é não poder ver o ambiente de trabalho na prática. Neste sentido, uma visita guiada no escritório pode ser importante para conquistar de vez aquele profissional que sua empresa quer contratar.
Veja as principais maneiras pelas quais os candidatos esperam conhecer a cultura empresa, de acordo com o levantamento do LinkedIn:

  • Visita ao escritório – 51%
  • Gestor contratante – 50%
  • Outros colaboradores – 46%
  • Site da organização – 27%
  • Recrutadores – 24%

Dica importante: se não for possível fazer uma visita pessoalmente, use ferramentas virtuais – como Skype e vídeos – para mostrar o ambiente da empresa na prática.
O estudo identificou também as três expectativas mais importantes dos candidatos na fase da entrevista. São elas:

  • Ter contato com líderes da empresa – 40%
  • Ter feedback rápido – 40%
  • Saber como foi a performance deles – 36%

Levando essas demandas em conta, tenha processos de recrutamento estabelecidos para evitar demora no retorno aos profissionais – ou, pior, deixar de dar um feedback. Mesmo que o candidato não tenha se encaixado na vaga neste primeiro momento, é importante que ele tenha uma boa experiência para que no futuro ele indique sua empresa ou mesmo possa atender uma outra necessidade da organização.

  • 65% dos candidatos afirmam que uma experiência ruim durante a fase de entrevistas faz eles perderem interesse na empresa.

Apenas uma experiência ruim é suficiente para que a organização não só perca a oportunidade de contratar um grande profissional, como também prejudique contratações futuras. Não é só uma vaga que está em jogo no recrutamento e seleção, a reputação da sua marca também pode ser afetada caso esse processo não seja realizado corretamente.

Aprenda mais sobre entrevistas de emprego para a área comercial

Oferecer as experiências e informações listadas acima vai fazer sua empresa se destacar e aumentar as chances de conquistar os melhores candidatos.
Se você quer ir além e aprender mais sobre como aprimorar o processo de entrevistas com candidatos especificamente na área comercial, leia os conteúdos listados abaixo. Eles trazem dicas e informações importantes sobre como conquistar os melhores profissionais durante esta e outras fases de recrutamento e seleção:

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como melhorar o seu processo de entrevista, deixe um comentário abaixo ou entre em contato com nossa equipe! Nossa especialidade é resolver seus problemas encontrando os profissionais mais qualificados e alinhados ao que sua empresa precisa.



Leave a Reply