3 conselhos sobre carreira das mulheres mais bem-sucedidas do mundo

Publicado em Categoria(s) Alta performance, Carreira, Liderança
3 conselhos sobre carreira das mulheres mais bem-sucedidas do mundo

A igualdade de gênero no ambiente de trabalho tem se tornado uma pauta recorrente no mundo corporativo. Inclusive, de acordo com um estudo feito pelo LinkedIn (clique aqui e confira), está entre as principais tendências de recrutamento da atualidade.

Muitas conquistas já foram alcançadas nesse sentido, mas as barreiras para a evolução profissional das mulheres em alguns mercados permanecem. Por isso, aquelas que chegaram ao topo certamente têm muito a ensinar sobre como superar obstáculos no desenvolvimento profissional.

A seguir, separamos alguns conselhos das mulheres mais bem-sucedidas do mundo. São lições e ensinamentos valiosos para profissionais que estão em busca de evoluir em suas carreiras. Acompanhe!

3 conselhos sobre carreira das mulheres mais bem-sucedidas do mundo

3 conselhos sobre carreira das mulheres mais bem-sucedidas do mundo

Anualmente a revista Fortune publica o relatório Most Powerful Women, com a lista das mulheres mais bem-sucedidas em todo o globo. De lá, trouxemos os conselhos sobre desenvolvimento de carreira de algumas dessas executivas. Confira e aprenda os segredos por trás do sucesso dessas profissionais.

1 – Não fique muito confortável:  

Mary Barra – Chairman e CEO da General Motors

 Quando você sentir um pouco desconfortável com um novo desafio, com uma atividade diferente, vá em frente! Experimentar diversas atividades para conhecer muito bem o seu mercado é crucial para a sua evolução profissional. Então, faça aqueles projetos que tirem você da sua zona de conforto.

Marillyn Hewson – Chairman, presidente e CEO da Lockheed Martin

No início da minha carreira, assim como muitos profissionais, quando aparecia um novo desafio eu tinha essa voz da minha cabeça que questionava: ‘Você tem certeza que pode fazer isso?’. Eu aprendi que se você sair da sua zona de conforto e acompanhar a sua evolução de um projeto para o outro, logo essa voz questionadora irá embora.

Cathy Engelbert – CEO da Deloitte

“Levante sua mão, aceite riscos e não tenha medo do fracasso – este é um dos principais obstáculos para o sucesso.”

Ginni Rometty – Chairman, presidente e CEO da IBM

“Esteja preparado para identificar oportunidades de crescimento, pois essas são excelentes oportunidades de aprendizado. Você vai conseguir identificá-las porque elas fazem você se sentir desconfortável e você vai achar que não está preparado. Mas lembre-se: crescimento e conforto nunca coexistem.”

Leia também

Como pensar e agir visando o longo prazo vai desenvolver sua carreira

2 – Esteja rodeado de grandes profissionais:

Ruth Porat – SVP e CFO da Google/Alphabet

“Procure trabalhar com pessoas confiantes, que estão dispostas a arriscar com você, que lhe dão oportunidades de evolução e que estão lá para apoiá-lo quando as dificuldades aparecerem. E faça o mesmo pelas pessoas do seu time.”

Judith McKenna – EVP e COO do Walmart U.S.

“Nunca tenha receio de contratar pessoas mais talentosas que você, e tampouco tenha medo de contratar pessoas diferentes de você. Por mais difícil que pareça, fazer isso é crucial se você está tentando montar um time realmente eficiente.”

Leia também

Como identificar e atrair profissionais de alta performance

3 – Nunca pare de aprender

Indra Nooyi – Chairman e CEO da PepsiCo

“Líderes precisam ser eternos aprendizes – e não aprendizes só no sentido de fazer cursos ou ler livros. Você precisa aprender a como ter uma visão mais abrangente, observando as tendências de mercado e fazendo conexões que não são tão óbvias.”

Sheryl Sandberg – COO do Facebook

“Defina um objetivo pessoal em relação ao que você quer aprender nos próximos 18 meses. Questione a si mesmo como você pode melhorar e o que você tem receio de fazer (isto é justamente o que eu geralmente tentaria fazer).”

Abigail Johnson – Chairman e CEO da Fidelity Investments

“Você precisa ter um foco incansável em continuar evoluindo. Não importa quão sênior você seja em sua organização, não importa quão bem estimada é a sua imagem, seu trabalho nunca está terminado. O tempo todo seus clientes estão esperando mais e seus concorrentes estão pressionando você.”

Leia também

Quem você será no futuro é sua responsabilidade

O que você está construindo?

Não ter medo de arriscar, aceitar desafios assustadores, valorizar o talento da sua equipe, trabalhar com profissionais de alta performance, estar atento ao mercado e buscar a evolução constante. Definitivamente, esses são conselhos que, se seguidos, o ajudarão a subir muitos degraus em sua carreira.

Por fim, queremos saber: quais são as mulheres que inspiraram sua carreira? Deixe um comentário compartilhando suas fontes de inspiração.

Para conhecer mais histórias inspiradoras, leia:

4 histórias de vida de top performers para inspirar seu 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *