Como garantir metas de longo prazo na sua empresa?

Publicado em Categoria(s) Alta performance, Carreira, Gestão Comercial, Liderança, Portugues
headhunter

Você provavelmente já trabalhou (ou trabalha) em uma empresa que sempre fala sobre objetivos de longo prazo, mas que não parece criar e seguir os caminhos para atingi-los efetivamente. O que talvez você não saiba é que o que mais impede uma empresa de perseguir esses objetivos de longo prazo não é o mercado, os diretores ou os vendedores, mas o que está “dentro” das pessoas. Mas, afinal, como garantir metas de longo prazo na sua empresa?

Jim Collins, um dos principais escritores de gestão de empresas da atualidade, estudou mais de mil empresas listadas na bolsa de valores de Nova Iorque para entender o sucesso por trás das melhores. Em sua análise, ele concluiu que um dos poucos elementos em comum ao pequeno grupo de empresas com crescimento consistente ao longo de décadas a fio não é a presença de líderes inovadores, carismáticos ou que imprimem uma cultura comercial agressiva. O que mantém as empresas fortes no longo prazo é, dentre outras coisas, a presença de líderes que cultivam a humildade e a determinação.

headhunter

Mas de que forma isso está relacionado com os objetivos de longo prazo?

Na maioria das empresas, as metas de curto prazo dão visibilidade, reconhecimento e, geralmente, são as que remuneram. Collins constatou que profissionais que de fato farão sua empresa olhar e atuar com foco no longo prazo são essencialmente humildes e se sentem mal em culturas corporativas orientadas ao ego.

Em outras palavras, as empresas que conseguem caminhar de forma consistente aos objetivos de longo prazo são aquelas essencialmente lideradas por pessoas que sabem separar seu valor como indivíduo da importância de seus cargos e do valor de suas roupas, carros e casas.

Não é que elas não curtam uma merecida promoção, uma casa maior ou um carro mais confortável; o problema surge quando tudo isso cria uma verdadeira corrida maluca por promoções e reconhecimentos, gerando a perda de foco no dia a dia do negócio e a perda dos seus valores principais.

Metas de longo prazos são mais do que números e frases em um papel; são ideais. E é difícil converter ideais em dinheiro ou em status. O grande vilão das metas de longo prazo das empresas é o culto exagerado ao ego que a maioria das organizações pratica quase sem perceber.

Portanto, se você quer implementar e concretizar objetivos de longo prazo, comece com um grande programa de gestão de ego e termine relembrando a grande missão e o grande sonho de longo prazo que originou a empresa.

Quer saber mais? Assista ao vídeo que fizemos a respeito do tema:

Leia também

A mais importante (e ignorada) característica da liderança de alta performance

A Foursales Group

A Foursales Group foi a pioneira no Brasil em recrutamento, seleção e assessment especializados em projetos com alta complexidade comercial. Auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os executivos de área comercial mais aderentes do mercado às objetividades e subjetividades de suas empresas. Quer receber conteúdos sobre carreira, recrutamento e seleção na área comercial em primeira mão? Acompanhe a Foursales no LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *