Como identificar e atrair profissionais de alta performance

Publicado em Categoria(s) Alta performance, Carreira, Como liderar, Gestão Comercial, Tendências, Tendências
Como identificar e atrair profissionais de alta performance

Analisando o contexto atual e as previsões para os próximos anos, fica claro que para sobreviver em um cenário em que a única constante é a mudança e em que a tecnologia tem um papel cada vez mais importante nos processos organizacionais, as pessoas farão cada vez mais diferença.

Portanto, contar com profissionais altamente qualificados, com conhecimentos específicos e habilidades humanas que vão além do que uma máquina pode processar, é fundamental. Mas a questão é:

Como identificar e atrair profissionais de alta performance para sua empresa?

Ser bom no que você faz já não é suficiente. Neste mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam atuar e se manter acima da média em quase todos os KPI’s do seu negócio. E como elas conseguem isso? Contratando profissionais de alta performance, ou seja, acima da média do mercado.

Essa não só é uma das premissas do livro Empresas feitas para vencer, de Jim Collins, especialista e pesquisador na área de gestão e liderança, como é o primeiro capítulo do mesmo. Na obra, Collins aponta estudos que mostram que as empresas que mais se destacam em seus mercados são aquelas que possuem líderes nível 5.

O autor dividiu os profissionais em diferentes níveis:

Nível 1Alta capacidade individual: consegue contribuir para os resultados por meio do seu conhecimento, habilidades e bom trabalho.

Nível 2Membro contribuinte de uma equipe: usa conhecimentos e habilidades para ajudar o time. Consegue trabalhar de forma efetiva em grupo.

Nível 3 Gerente competente: é capaz de organizar de forma eficiente pessoas e recursos para atingir determinados objetivos.

Nível 4Líder efetivo: tem comprometimento, determinação e alta capacidade de persuasão; estimula o grupo a alcançar padrões de alta performance.

Nível 5 Líder nível 5: constrói uma grandeza duradoura por meio da combinação entre humildade e determinação profissional.

Como identificar e atrair profissionais de alta performance

Nas palavras de Collins:

“O fator X da verdadeira grande liderança é a humildade. Humildade combinada com uma feroz determinação por algo maior do que você mesmo.

Vamos deixar claro: esses profissionais são ambiciosos, eles têm uma energia enorme, eles não querem parar nunca… Mas em um líder nível 4, toda essa energia e ambição é sobre eles: sobre o que eles vão ganhar, sobre a imagem deles.

Em um líder 5, toda a energia e determinação é canalizada para fora: para uma causa, para uma empresa, para um time, para um objetivo. O líder nível 5 lidera para servir“.

E é justamente essa habilidade de se dedicar totalmente à uma causa, à uma visão, a um objetivo que fará com que os melhores profissionais possam sobreviver a todas as mudanças do mercado. Isso porque esse tipo de pessoa está focada em melhorar sempre para conseguir servir e liderar pelo que ela acredita.

“É uma pessoa que tem determinação para continuar tentando quando os outros param e que tem humildade para não deixar sua vaidade atrapalhar a manutenção e a expansão progressiva de suas conquistas. O líder nível 5 não se envaidece, o que permite que continue por anos, décadas, conduzindo a empresa rumo a um lugar dificílimo de chegar para pessoas que não têm essas atitudes. É dessa forma que o conceito do Collins se conecta”, complementa Rodrigo Sahd, General Manager da Foursales.

Como atrair líderes nível 5 para sua empresa

Esse é o tipo de profissional que sua empresa precisa buscar. São eles que vão ajudar a organização a se manter relevante e preparada para se adaptar às transformações do mercado.

Para conseguir chegar a esses top performers, Sahd indica que a forma mais eficiente é pedir indicação para outros profissionais de alto nível. “Quanto mais pessoas de alta performance você conhece, mais candidatos você terá à sua disposição. O conselho que eu daria para profissionais de Recursos Humanos, diretores e empresários é ter um networking com esses profissionais. Sempre que identificar alguém que é referência em alguma área, use essa pessoa para pedir indicação”, recomenda.

Agora, identificar e conhecer esses profissionais de alta performance é apenas o primeiro passo. É importante também despertar o interesse deles pela sua organização. Quanto a esse desafio, 

Como atrair líderes nível 5 para sua empresa

Sahd aponta que a palavra-chave é: reputação.

Os profissionais de alta performance não precisam necessariamente conhecer sua empresa para se interessar por ela, basta que a organização tenha uma boa reputação entre outros profissionais. “Não adianta conhecer um monte de talentos e ter uma péssima reputação e vice-versa. São as duas coisas juntas que vão funcionar. Candidatos de alta performance escolhem as empresas que vão trabalhar. Se a empresa não estiver alinhada com o que essas pessoas esperam, ela vai perder os top performers”, destaca Sahd.

Fato é que a reputação será algo cada vez mais importante – tanto para as empresas quanto para os candidatos. “A palavra do futuro em empregabilidade é reputação. Deixe um legado e um bom relacionamento em todas as empresas que passar. O mundo está ficando pequeno. É muito fácil levantar a ficha de qualquer pessoa”, finaliza.

E você, como enxerga esse movimento que estamos presenciando?

Leia também

Como será o futuro da área comercial?

One thought on “Como identificar e atrair profissionais de alta performance

  1. Sahd.
    Excelente artigo sobre profissionais de Alta Performance. Realmente o maior problema é conseguir identifica-los, pois até bem pouco tempo atrás, os profissionais mais valorizados eram os extremamente agressivos e e competitivos. Como você cita no artigo “Líder nível 5: constrói uma grandeza duradoura por meio da combinação entre humildade e determinação profissional”, o atual profissional tem que ter humildade para saber lidar com o mercado e os seus pares e os desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *