Como pensar e agir visando o longo prazo vai desenvolver sua carreira

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Como pensar e agir visando o longo prazo vai desenvolver sua carreira

Vivemos em uma época de transformações aceleradas. Tudo acontece de forma (quase) imediata e o futuro parece chegar cada vez mais rápido. Este cenário contribui para que muitas pessoas/empresas ajam pensando apenas nos resultados de curto prazo.

Na visão de Ari Wallach, especialista em inovação e planejamento para o futuro, esse é um erro que pode ser extremamente prejudicial. Em sua palestra no TED, o especialista explica melhor esse raciocínio apresentando alguns exemplos:

  • Em uma empresa, priorizar o lucro de agora em detrimento da sustentabilidade do futuro pode resultar na falência do negócio.
  • Na gestão política, a ânsia por terminar obras dentro do mandato atual pode acarretar em infraestruturas de má qualidade e instáveis – e até em acidentes graves.
  • Nas escolas, passar os alunos de ano sem realmente educá-los pode gerar um grupo de profissionais mal preparados.

Já quando o assunto é a carreira de um profissional, Wallach afirma que a visão de curto prazo pode fazer com que ele se torne irrelevante para o mercado em alguns anos. Ou, ainda, que se veja preso em um emprego que não gosta simplesmente por não ter outras opções.

Quer deixar todos esses problemas longe da sua trajetória? Conheça (e coloque em prática) sete maneiras de pensar no longo prazo para fazer melhores escolhas agora e, assim, construir uma carreira de sucesso duradoura.

7 formas de pensar sobre a sua carreira em longo prazo

1 – Invista na sua educação

Conhecimento é o melhor investimento que você pode fazer agora para garantir seu sucesso no futuro. Não deixe de fazer determinado curso ou capacitação porque acha que vai tomar muito tempo ou capital hoje. Melhor investir nisso agora e garantir sua relevância no futuro do que, daqui alguns anos, ter tempo de sobra por não conseguir se (re)posicionar no mercado.

Além disso, muitas pessoas se sentem desmotivadas a se capacitar porque acreditam que o mercado vai mudar e que o conhecimento atual não estará mais em uso no futuro, já que surgirão novas técnicas e processos. No entanto, mesmo que o que você aprenda hoje não esteja mais em uso em 10 anos, é fundamental acompanhar essas mudanças ativamente e ter uma mentalidade de constante aprendizado para poder se adaptar às novas realidades.

2 – Procure deixar sua marca

Wallach explica que uma das formas de ter um pensamento de longo prazo é pensar além da sua geração. No contexto profissional, é possível colocar isso em prática visando resultados além da sua carreira ou do tempo que você permanecerá em uma empresa ou cargo.

Para isso, dedique-se a deixar um legado para quando você não estiver mais ali. Pode ser um projeto inovador ou uma mudança de processo que fará toda a diferença para a organização, por exemplo. Abrace a missão da empresa e deixe sua marca para as futuras gerações de profissionais.

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3 – Priorize o seu desenvolvimento

Qualquer escolha que você fizer deve levar em conta o seu desenvolvimento profissional. Se você pensar apenas no curto prazo, poderá tomar decisões que parecem ser vantajosas agora, mas que poderão prejudicá-lo no futuro.

Imagine, por exemplo, que você esteja decidindo entre as ofertas de duas empresas:

  • Em uma delas, o salário é alto e a empresa é muito reconhecida no mercado, mas os processos organizacionais são inflexíveis e burocráticos, dando menos espaço para inovação.
  • Na outra, o salário é menor e a empresa é nova no mercado, mas você terá mais liberdade para atuar de forma ativa no crescimento da organização e desenvolver habilidades de liderança.

A primeira opção parece tentadora e mais confortável, mas a segunda é a que verdadeiramente fará você se preparar para crescer ainda mais no futuro. Pense nisso antes de decidir seu rumo!

Como pensar e agir visando o longo prazo vai desenvolver sua carreira

4 – Não foque apenas na manutenção do emprego

Muito profissionais arrastam suas carreiras ao longo dos anos apenas com o objetivo de manter o emprego atual. Essa lógica faz com que geralmente escolham o caminho mais fácil e seguro – que nem sempre é a melhor opção para o desenvolvimento do profissional em si e da empresa.

Pensar no longo prazo fará com que você trabalhe com um objetivo final em mente que seja vantajoso para você e para a organização. Muitas vezes, isso significa assumir riscos, ser ousado e errar no presente. Porém, essa trajetória é fundamental para evoluir de forma sustentável e construir um futuro de sucesso para todos.

5 – Entenda a importância das suas ações no presente

O que você faz (ou deixa de fazer) hoje terá consequências no futuro. Ter isso em mente é importante para entender a relevância do seu trabalho. Então, ter um pensamento de longo prazo também significa planejar melhor suas ações do presente. Afinal, assim como um bom atendimento ao cliente pode garantir negócios futuros, atendimentos ruins podem custar a sobrevivência da empresa.

6 – Pensar no futuro além da tecnologia

Wallach comenta que as pessoas tendem a restringir suas visões quando pensam e debatem o futuro. Para elas, o fator tecnológico é o único que conta. Mais um erro! É claro que a tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento da sociedade, mas existem outras questões que devem ser avaliadas.

Nesse sentido, o especialista aconselha que você pense em “futuroS”, ou seja, em diversas possibilidades de cenários que podem se tornar realidade em alguns anos quando estiver planejando o seu amanhã.

Como profissional de vendas, você pode fazer isso levando em consideração não apenas a maneira como a tecnologia influenciará o seu trabalho, mas também quais serão as necessidades dos seus clientes e como as empresas do seu mercado deverão se posicionar em 10, 20 anos.

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7 – Pergunte-se: “Para quê?”

Por fim, Wallach indica que, em cada ação e decisão que tome agora, você se pergunte: “Para quê?”.

Refletir sobre as consequências de suas ações o ajudará a entender qual o melhor caminho a ser tomado e também a descobrir possíveis novas formas de pensar e agir sobre determinadas situações.

Pense, por exemplo, em um vendedor que faz follow-up com os clientes de forma automática, sem mirar no futuro. Ao analisar o objetivo daquela ação no futuro (fortalecer o relacionamento com os clientes, por exemplo), ele fará o trabalho de maneira muito mais consciente e eficiente e, ainda, poderá ter ideias novas sobre como aprimorar o processo.

Você já parou para pensar sobre sua carreira no longo prazo?

Assista à palestra de Wallach e inspire-se a deixar de lado a visão de curto prazo e investir no seu desenvolvimento profissional para os seus possíveis futuros. O amanhã você constrói hoje!

Sucesso!

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