Como profissionais podem usar marketing de conteúdo para se posicionar no mercado

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Como profissionais podem usar marketing de conteúdo para se posicionar no mercado

Se você é um profissional em busca de novas oportunidades ou está pensando em dar o próximo grande passo na carreira, existem diversas maneiras de posicionar sua “marca” no mercado de forma estratégica para alcançar seus objetivos. Uma delas é o marketing de conteúdo.

Entenda como a criação de conteúdo qualificado pode ser uma ferramenta de marketing pessoal poderosa para o desenvolvimento da sua carreira.

O que é o marketing de conteúdo

  • O marketing de conteúdo baseia-se na divulgação de informações relevantes para um determinado grupo de pessoas.
  • O objetivo dessa estratégia é chamar a atenção do público-alvo e fortalecer o relacionamento com ele por meio do conteúdo qualificado.
  • Para alcançar esse objetivo, o conteúdo deve estar relacionado à sua área de atuação e precisa ajudar o público a resolver problemas ou necessidades.
  • Além disso, o marketing de conteúdo ajuda a fortalecer a sua imagem profissional. Por meio de uma estratégia inteligente e consistente de produção e divulgação de conteúdo qualificado, a tendência é que você fique conhecido como um especialista em determinada área de seu segmento de atuação.

O marketing de conteúdo é utilizado por empresas interessadas em atrair clientes e a se relacionar com eles de forma menos agressiva e focada na geração de valor.

No entanto, profissionais em busca de recolocação do mercado ou de novas e melhores oportunidades para a carreira também podem usar o marketing de conteúdo para fortalecerem sua imagem no mercado – chamando atenção de organizações e recrutadores.

As dicas a seguir irão ajudá-lo a transformar o seu conhecimento em ferramenta de marketing pessoal para fazer sua carreira evoluir.

Que tipo de conteúdo produzir

O primeiro passo para utilizar o conteúdo de forma que realmente traga resultados, é definir sobre o que você irá, inicialmente, escrever, ou seja, sua área de especialidade.

Você deve ter em mente que o seu conteúdo precisa estar alinhado com o seu objetivo. Então, antes de escrever qualquer coisa, você precisa se perguntar: “Isso vai ajudar a fortalecer a minha imagem no mercado?” Se sim, você está no caminho certo.

  • Se o seu objetivo é, por exemplo, conseguir uma oportunidade na área em que você já tem experiência, escrever sobre o conhecimento que você adquiriu ao longo dos anos nessa posição/ cargo é um caminho inteligente. O desafio é contar isso de forma envolvente, amparada por uma história real e pensada para gerar um benefício ao fim da leitura.

Por exemplo: vendedores podem escrever sobre relacionamento com o cliente, dicas de vendas em determinada área (B2B, tecnologia, alimentos…), prospecção etc.

  • Já se o seu objetivo é conseguir uma oportunidade em uma área que você ainda não tem experiência, a divulgação de conteúdo é uma excelente maneira de mostrar que você tem conhecimento e potencial para agregar valor nessa área/ posição.

Por exemplo: falar sobre os livros e cursos que você tem feito na área de liderança vai mostrar que você está se preparando para a função de gestor.

Como profissionais podem usar marketing de conteúdo para se posicionar no mercado

Para quem escrever

Sabemos que o objetivo é chamar a atenção de recrutadores e organizações interessados em contratar você. Mas isso não quer dizer que esse grupo seja o seu público principal. Se, por exemplo, você decidiu que vai escrever sobre liderança, você deverá direcionar o conteúdo para outros profissionais que queiram aprender sobre esse tema.

Lembre-se que o marketing e conteúdo é, sim, uma ferramenta de marketing pessoal. Mas mais do que “mostrar o que você sabe”, é preciso utilizar o conteúdo como uma forma de ajudar seu público.

É o fato de você compartilhar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento de outras pessoas que vai chamar a atenção de recrutadores – e não só o conteúdo por si só.

Então, antes de começar a escrever qualquer coisa, pergunte-se: “Quem poderia se beneficiar com o conhecimento que eu tenho?

A resposta dessa questão irá indicar quem é o seu público. A partir daí, toda vez que estiver produzindo um conteúdo, é esse grupo que você precisa ter em mente. Aborde temas que os ajudem no dia a dia e use uma linguagem adequada.

Onde publicar

Existem diversas maneiras de divulgar seu conteúdo, mas atualmente a maneira mais prática e estratégica de expor seu conhecimento ao mundo é por meio das redes sociais. Quando se trata de fortalecer sua imagem como profissional, o LinkedIn é uma das melhores plataformas nesse sentido.

Além de compartilhar seu conteúdo em uma plataforma mais profissional, os artigos publicados no LinkedIn ficarão expostos em seu perfil – o que pode contar muitos pontos a seu favor quando um recrutador estiver analisando seu currículo.

Se você quer criar um canal próprio para o seu conteúdo, fazer um blog ou site pessoal é outra forma de compartilhar seu conhecimento. Você pode publicar os materiais categorizando por temas, mostrando todas as áreas em quem você é especializado.

Mas caso opte por fazer um blog, não esqueça de compartilhar os posts nas redes sociais. Isso vai ajudar a espalhar seu conteúdo, atraindo mais visitantes para o seu site – o que, por sua vez, vai aumentar sua credibilidade e as possibilidades de conseguir atrair a atenção de recrutadores.

Como interagir com o público

Para que o marketing de conteúdo traga resultados efetivos para a sua carreira, você precisa entender que a comunicação na atualidade acontece em mão dupla, ou seja, é em formato de diálogo.

Na prática, isso quer dizer que, além de compartilhar seu conhecimento, você precisa dar espaço para que o seu público também exponha o que ele tem a dizer.

O fato de você estar se posicionando como especialista não significa que você sabe tudo, certo?

Essa interação com as pessoas que veem seu conteúdo é um grande exercício de aprendizado que vai ajudá-lo a evoluir como profissional. Por isso, é importante que você:

  • Dê espaço para as pessoas darem suas opiniões sobre o tema que você está abordando;
  • Sempre responda aos comentários deixados em seus materiais;
  • Faça enquetes e pesquisas para saber quais são os temas mais alinhados com seu público;
  • Exponha também suas dúvidas e dificuldades – seu público pode ajudá-lo a resolver essas questões.

Lembre-se: grandes profissionais estão sempre dispostos a aprender mais com as pessoas à sua volta – e os recrutadores estão de olho nisso também!

Torne-se um verdadeiro especialista em sua área

Torne-se um verdadeiro especialista em sua área

Você já definiu seu público, a sua área de especialização, escolheu os temas e publicou alguns artigos em seu LinkedIn ou blog. Ótimo! Você está no caminho certo para fortalecer sua imagem profissional por meio da divulgação de conteúdo qualificado.

Mas se você quer ir além e efetivamente ficar conhecimento como um especialista em sua área, existem outras táticas que vão ajudá-lo a fortalecer ainda mais sua imagem profissional. São elas:

  • Faça vídeos. Além de escrever sobre sua área de especialidade, pense em como você pode compartilhar seu conhecimento também por meio de vídeos. Essa é uma mídia atrativa e que tem mais potencial de se espalhar rapidamente.
  • Converse com especialistas. Além de dividir o que você sabe, que tal também compartilhar o conhecimento das pessoas à sua volta. Não precisa ser ninguém famoso. Pode ser um profissional que você admira e que ensinou algo importante para sua carreira.
  • Participe de eventos. Sempre que tiver oportunidade, participe de eventos como palestrante para dividir seu conhecimento. Por menor que seja o evento, saiba que você fará a diferença para alguém – que pode recomendá-lo futuramente.

Preparado para compartilhar seu conhecimento?

Quando trocamos ideias e conhecimentos, estamos sempre agregando valor e também adquirindo mais informações úteis para nosso desenvolvimento profissional. E o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de fazer isso!

No fim, mais do que fortalecer sua imagem no mercado, o ato de dividir o que você sabe com as pessoas vai torná-lo um profissional mais qualificado, experiente e preparado para novos desafios.

Esperamos que essas dicas o ajude a dar seus primeiros passos no marketing de conteúdo e contribua para a sua evolução profissional!

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2 comentários em “Como profissionais podem usar marketing de conteúdo para se posicionar no mercado

  1. Mais do que saber, vejo como foco o aprendizado contínuo, que por sua vez nos oferta o caminho com mão dupla, compartilhando nosso aprendizado até o momento e aprendendo, e sim, falei até o momento, pois a única medida efetiva que temos chama-se “tempo” e ele não é estático, está em transição a cada milésimo de segundo que vivemos.

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