Como se preparar para a área comercial do futuro

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Como se preparar para a área comercial do futuro

No artigo anterior falamos sobre as principais tendências para o futuro da área comercial e sobre como algumas carreiras serão profundamente impactadas por isso. Hoje vamos falar sobre o desdobramento prático dessa tendência e sobre como se preparar para algo com tamanho potencial de transformação.

1 – Aceite e se prepare para as mudanças antes que elas ocorram

O primeiro passo é entender e aceitar as mudanças iminentes que vão afetar sua carreira. Uma das coisas mais curiosas sobre processos de mudança é que aquelas verdadeiramente estruturais geralmente são previstas na teoria muito antes de ocorrerem, mas, ao mesmo tempo, são negadas na prática até muito tempo depois de começarem a acontecer.

Você já ouviu alguém falar algo como: “Sei que um computador vai substituir o meu emprego no futuro, sei que alguma empresa pode criar um aplicativo ou ferramenta automatizada para fazer o que minha empresa faz de forma muito mais eficiente, mas isso só vai acontecer daqui 50 anos”? Nada de errado com o estado de negação, mas em se tratando de um assunto tão sério e objetivo como empregabilidade ou o futuro da sua empresa, esse definitivamente não é o melhor caminho a seguir!

2 – Invista em aprimorar sua visão sistêmica

O vendedor ou gestor carismático vai dar espaço para o vendedor ou gestor com visão sistêmica e de processos. Portanto, invista tempo e dinheiro para aprender práticas tradicionais e modernas nessas áreas. Dentre as tradicionais, destacamos BSC, KPIs, Curva ABC e fluxogramas, e dentre as modernas estão fluxos de inbound e outbound marketing, customização de funil de venda no CRM, técnicas de gestão de projetos, dentre outras.

3 – Foque na conjuntura da sua empresa

No futuro, o famoso conceito de vendas consultivas vai dar espaço para interações ainda mais complexas. Chamamos isso de Vendas conjunturais (direitos reservados) na Foursales Group. Passe a entender o negócio da empresa como um todo (conjuntura) e não só o lado do cliente (consultivo).

Como se preparar para a área comercial do futuro

4 – Vendedor global

Vender para outros países vai deixar de ser um movimento inusitado de alguns segmentos e empresas para ganhar escala rapidamente. Invista em aprender inglês e espanhol e abrace oportunidades para atuar com vendas cross-border (internacionais).

5 – Domine o básico de T.I

O que até então era desejável, será obrigatório: inglês fluente, experiência internacional, perfil multicultural, noções de economia e perfil de consumo global. Além disso, faça as pazes com a área de T.I, e busque dominar no mínimo ferramentas básicas como webhooks, APIs, configuração de softwares de vendas e marketing.

Sobretudo, o futuro está em suas mãos!

O que para alguns pode parecer assustador, para outros é uma grande oportunidade de fazer a carreira decolar. E se isso, por si só, não for estimulante, aqui vai uma boa notícia: os vendedores talentosos que se adaptarem a essa nova realidade de mercado tendem a ver seus salários duplicarem de valor nos próximos anos.

Cargos em alta para os próximos anos

A seguir, destacamos os cargos que devem ter uma inflação considerável nos salários nos próximos anos:

  1. Vendedor interno de alta performance.
  2. Vendedor interno com inglês ou espanhol fluentes e experiência multicultural.
  3. Vendedor Key Account com inglês ou espanhol fluente e experiência multicultural.
  4. Gerente de vendas com perfil empreendedor.
  5. Gerentes de vendas com habilidade avançada de estruturação de CRM.
  6. Diretor de vendas com perfil de inovação tecnológica.
  7. Diretor de marketing com visão apurada de geração e tratamento de lead.

E aí, você está preparado para esse futuro?

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2 comentários em “Como se preparar para a área comercial do futuro

  1. Ótimos artigos. Gostaria de provocar um pouco os caros colegas leitores!!!
    Temos no mercado brasileiro, profissionais preparados e que detenham perfis como os descritos no artigo? Pode parecer coisa de outro mundo, porém, esta é mesmo uma tendência que já vem surgindo a algum tempo e que, devido aos últimos acontecimentos no mundo político mundial, acabaram nos obrigando a reinventar, dando força a estas necessidades de inovações na área comercial.
    Caros colegas, sejam todos bem vindos as novas tendencias…

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