Como se preparar para entrevistas por cases

Publicado em Categoria(s) Alta performance, Carreira, Entrevistas
Foursales - como se preparar para entrevistas por cases
Como se preparar para entrevistas por cases

Entrevistas por cases são usadas por todas as grandes consultorias, como McKinsey, Bain e BCG, para avaliar a clareza, as ferramentas analíticas e o bom senso dos candidatos. Esse formato de entrevista tem se popularizado em vários outros segmentos, e tem sido cada vez mais usado em processos seletivos para área comercial. A Foursales foi uma das consultorias de recrutamento e seleção pioneiras na adoção deste modelo de entrevista, e a entrevista por cases faz parte de todos os nossos processos seletivos.

Diferentes formatos podem ser aplicados, mas a maioria tem uma estrutura bastante parecida, dividida em três blocos: um onde o candidato conta um pouco da sua história, outro onde fala de conquistas ao longo da carreira e um terceiro, que pode ser considerado propriamente o case, em que deve resolver um problema que potencialmente enfrentará na posição para que está sendo cogitado.

A importância das entrevistas por case é tanta que na Foursales e em muitas outras empresas, constituem etapa eliminatória do processo seletivo. Por isso, se você souber que há uma ou mais entrevista por case no processo seletivo em que está participando, é importante se preparar. Confira abaixo cinco técnicas para conquistar o entrevistador e garantir a próxima etapa.

 

1. Comunique-se bem

Parece óbvio, mas nem sempre é. A maneira como você se comunica é tão importante quanto o que você diz. Mesmo que o conteúdo de seu case seja bom, se você se comunicar mal é muito provável que seja descartado. Treine antes com um amigo ou familiar, e se concentre em falar com calma e clareza. Use o vocabulário adequado à ocasião, avaliando antes o grau de formalidade do entrevistador. Mantenha contato visual e uma atitude positiva, engajando-se na conversa.

 

2. Conte sua história de forma coesa

A introdução de virtualmente toda entrevista por case que você participar em sua carreira será a mesma: contar um pouco da sua história. É impossível contar toda sua história em poucos minutos, e se você tentar demonstrará falta de objetividade e de capacidade analítica. Treine antes e ressignifique sua trajetória pessoal, familiar e acadêmica de forma coesa, ressaltando experiências edificantes e relevantes para a posição que você disputa. Esse é o momento ideal para falar de valores e princípios e mostrar fit cultural com a empresa ou o segmento. Evite falar de problemas pessoais ou se lamentar. Também não fale de sua experiência profissional, já que haverá um bloco só para isso.

 

3. Quantifique sua carreira

Quando um recrutador ou entrevistador pergunta sobre suas experiências profissionais pregressas, não está interessado apenas nas tarefas que você desempenhava, mas sobretudo nas suas conquistas e resultados. Quantifique tudo, para que a outra parte entenda a evolução do crescimento: quanto você cresceu (faturamento e percentagem) e em quanto tempo. Se necessário, contextualize: qual era o crescimento esperado, ou quanto o maior concorrente cresceu no mesmo período.

 

4. Mencione apenas o que interessa

Outro ponto importante ao falar de sua carreira é se ater às passagens relevantes para o cargo que você disputa. Será que ao participar de uma seleção para o cargo de gerente comercial de uma indústria farmacêutica é importante falar sobre quando você deu aulas de inglês quando estava na faculdade? Experiências em outros segmentos ou muito antigas só vão tomar tempo e não vão acrescentar informações úteis ao recrutador ou ao entrevistador. Se essa experiência foi transformadora de alguma maneira, mencione-a no primeiro bloco do case, cuidando para que não fique muito descolada do todo.

 

5. Comunique o que você está pensando de forma clara

Quando chegar ao case propriamente dito, você terá que demonstrar ao entrevistador como resolverá problemas que provavelmente encontrará à sua frente se for contratado. Para isso, comunique claramente o que está pensando e justifique cada decisão ao entrevistador, com base em suas experiências pregressas, proposições teóricas ou lógica. Nunca deixe uma decisão sem justificativa, nem deixe de apontar claramente quais problemas ela resolve e de que maneira.

Como você viu, não há mistério. Seguindo essas dicas simples e se preparando com antecedência, é possível se sair bem em qualquer entrevista por case, garantindo seu lugar na próxima etapa do processo seletivo e demonstrando ao entrevistador suas capacidades analíticas e de comunicação.

 

Caso precise recrutar profissionais de vendas e marketing de alta performance clique aqui e entenda melhor a metodologia pioneira em recrutar e selecionar área comercial da Foursales group. Após conhecer um pouco melhor sobre nós, aproveite para acessar outros materiais relacionados ao tema deste artigo:

 

Sobre a Foursales
A Foursales foi a pioneira na América Latina no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em executivos de vendas e marketing. Tem como razão de existir auxiliar seus clientes a garantirem os melhores profissionais de área comercial do mercado em suas equipes.

>> Solicite um contato de nossa equipe preenchendo seus contatos aqui.
>> Acesses nossos artigos semanais sobre recrutamento e carreira na área comercial, todas as segundas-feiras as 12h30 no www.foursales.com.br/conteudo.

3 comentários em “Como se preparar para entrevistas por cases

    1. Obrigado, Marcos! Continue acompanhando nossos blogs, com conteúdo exclusivo e de alta relevância publicado todas as segundas-feiras às 12h00. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *