Como ser escolhido por um headhunter

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Como ser escolhido por um headhunter

Os headhunters estão caçando talentos no mercado o tempo todo, mas obter a atenção deles não é uma tarefa simples. Confira a seguir as dicas de Carlos Zanetti, gerente da unidade da Foursales group que recruta média e alta gestão de área comercial. Ele fala sobre como chamar a atenção para o seu currículo e revela como ser escolhido por um headhunter.

Quando e como procurar um headhunter

Muitas pessoas acreditam que o headhunter trabalha para os candidatos, mas isso não é verdade. O headhunter trabalha para as empresas, e tem o objetivo de resolver os problemas das organizações encontrando os profissionais mais qualificados para o que elas precisam.

Isso significa que o headhunter nunca tem vínculo financeiro com candidatos, mas não quer dizer que você, enquanto profissional em busca de novas oportunidades, não possa agir de maneira estratégica para chamar a atenção dele.

Para ser escolhido por um headhunter você precisa, antes de mais nada, entender como atua esse recrutador. Nesse sentido, Zanetti explica que é importante ter em mente que existem dois tipos de headhunters:

  • Os que fazem entrevistas de forma proativa: Ou seja, estão sempre pesquisando profissionais, independente de ter vagas (assim, quando surgir uma demanda, elas já têm uma lista de possíveis escolhidos mais ou menos aderentes).
  • Os que fazem entrevistas exclusivamente para projetos: Estes esperam aparecer uma demanda específica para, então, encontrar e comparar vários profissionais exatamente dentro do escopo do projeto.

Como nem sempre é possível identificar qual é o foco de cada headhunter, Zanetti aconselha os candidatos a percorrerem as seguintes etapas:

  1. Cadastrar o seu currículo no site da consultoria de headhunting;
  2. Avaliar se no site da empresa existe alguma vaga que parece perfeita para você;
  3. Verificar quem é o headhunter responsável pelo recrutamento daquela vaga e enviar um e-mail para ele.

Dica: Não envie e-mail para qualquer um ou para todos os consultores. A personalização é um fator importante nessa hora. Veja um exemplo de e-mail nesse sentido:

Fulano, tudo bem?

Apliquei pelo site da sua empresa para a vaga X porque identifiquei que tenho todos os pré-requisitos da vaga, são estes:

– Experiência com bebidas.

–  Vivência na gestão de distribuidores.

–  Resido e possuo amplo networking neste segmento em São Paulo (SP).

Gostaria de saber como podemos seguir na conversa?

Fico à disposição.

Como ser escolhido por um headhunter

Zanetti explica que essa é uma excelente abordagem porque mostra que você respeitou o processo da empresa, cadastrando o seu currículo a um projeto em que de fato você tem os pré-requisitos e que, ao mesmo tempo, tem objetividade – um dos elementos comuns a executivos de alta performance. “Um dos maiores problemas das consultorias e empresas que recrutam no Brasil é justamente porque aqui, ao contrário do que acontece nos EUA e Europa, presenciamos várias centenas de aplicações a toda e qualquer tipo de vagas, mas a enorme maioria sem nenhum tipo de aderência“.

Em 2016, a Foursales fez um levantamento anual sobre o percentual de aproveitamento das aplicações a suas vagas. A média de candidatos com pré-requisitos aplicadas durante o ano foi de menos de 3%. Isso quer dizer que para cada 1.000 currículos que um headhunter vê, somente 30 tem os pré-requisitos da vaga.

Leia também

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3 dicas para chamar a atenção do headhunter

1 – Planejar e preencher com assertividade o seu LinkedIn

Quase metade das vagas que um headhunter preenche vem de candidatos mapeados via LinkedIn. Isso significa que manter seu perfil sempre atualizado, com informações relevantes e objetivas é crucial para ser localizado por esses profissionais. É fundamental incluir dados que atinjam dois objetivos:

  • Ter as palavras chaves que o headhunter vai digitar quando for procurar alguém para as vagas de seu interesse.
  • Sustentar com dados e fatos quão bom você é nas principais competências exigidas nos cargos em que passou.

Seja detalhista em relação a fatos e dados que podem destacá-lo e objetivo no que se refere às informações que podem ser passadas de forma rápida, como: segmento, produtos, público-alvo, canal de venda.

2 – Cadastrar seu currículo nas principais consultorias de recrutamento da sua região e/ou mercado

Faça um mapeamento das consultorias mais relevantes para o que você busca – tanto em termos de perfis de vagas, quanto de região e porte de empresas atendidas –, atentando-se para as diferenças entre:

  • Consultorias multinacionais: Estão presente em praticamente todas as regiões e atendem, sobretudo, empresas internacionais ou grandes corporações.
  • Consultorias regionais: São focadas em atender uma demanda mais regional, geralmente tendo influência estadual ou territorial.
  • Consultorias especializadas: Aquelas que atuam com foco em determinado segmento ou departamento, como a Foursales, que é especialista nos departamentos de vendas e marketing. Estas consultorias costumam ter uma representatividade enorme em suas especializações e nenhuma nas demais.

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3 – Agendar uma conversa com os headhunters mais influentes

Digamos que você se cadastrou no site das empresas e/ou enviou e-mail ao headhunter responsável por uma vaga específica para a qual você tem todos os pré-requisitos, e conseguiu um retorno. Ou então, mesmo sem ter se cadastrado, o headhunter descobriu o seu perfil no LinkedIn e sugeriu um café para conversar sobre possíveis oportunidades. Nessa etapa, é crucial mostrar que você é um bom candidato, portanto:

a) Prepare-se com antecedência

Chegar na entrevista com o headhunter totalmente despreparado é o pior erro que um candidato pode cometer. É fundamental que você estude a empresa em que ele trabalha, o foco de atuação da consultoria e as organizações que ele atende. Isso mostra preparação e dedicação à sua carreira.

b) Seja objetivo

Fuja da tentação de contar histórias. Atente-se a fatos e dados que demonstrem suas competências. Os headhunters da maioria das empresas são executivos de mercado que vêm do segmento ou do departamento para o qual recrutam. São profissionais pragmáticos que estão muito mais preocupados em entender quão bom você é em relação ao mercado, e se você se encaixa de forma objetiva na vaga que ele tem, do que em fazer uma avaliação psicológica sua.

Os bons headhunters, por não terem formação em Psicologia e afins, somente aplicarão testes de perfil e avaliações psicológicas pertinentes para complementar suas análises após a entrevista. Neste primeiro momento, é preciso ser direto e responder com clareza e objetividade as perguntas do heahdunter, atacando as pautas de interesse do recrutador.

c) Enxergue essa conversa como uma “venda”.

Quando for fazer uma entrevista esteja disposto, envolvido e encare o momento como uma venda. Muitas vezes, infelizmente, a primeira impressão é o principal fator de sucesso de uma entrevista com recrutadores e executivos pouco experientes em avaliar pessoas.

Seguindo essas recomendações, as chances de você ser encontrado e selecionado por um headhunter serão muito maiores! Sucesso!

Aprenda mais sobre o trabalho do headhunter e outras dicas sobre recolocação no mercado:

Como é o trabalho do headhunter na prática

O que é um headhunter, afinal?

Guia prático sobre recolocação na área comercial

 

5 comentários em “Como ser escolhido por um headhunter

  1. Bom material, e muito bem explicado aqui neste artigo .

    Acrescento que os Headhunters, estarão mais atentos aos Profissionais com Perfis Generalista, colocando assim as empresas, grupos mais diversidades dentro das CIA.

  2. Muitíssimo bom, destaca dentro de sua área, os pontos o profissional, mais pode contribuir, linguagem de leitura simples .

    Obrigado por compartilhar sua experiência

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