Como é o trabalho do headhunter na prática

Publicado em Categoria(s) Carreira, Headhunter, Portugues, Recrutamento
Principais erros e dificuldades do RH no recrutamento e seleção para a área comercial

Em nosso último artigo explicamos o que é um headhunter e qual é função desse profissional. Hoje, dando continuidade ao assunto, vamos falar sobre como funciona o seu trabalho, na prática.

O headhunter atua desde a concepção da vaga. Ajuda a empresa a entender a disponibilidade de candidatos, trabalha a atratividade do projeto, indica as recomendações técnicas necessárias para a vaga, mostra se (e onde) existem pessoas qualificadas e aponta quais tipos de profissional têm mais potencial para uma posição específica.  

Após fazer a análise das necessidades da empresa para entender qual é o tipo de profissional que ela busca e desenvolver uma descrição da vaga alinhada com isso, o headhunter atua na efetiva execução do projeto. Nessa etapa, o trabalho de headhunting pode ser dividido em quatro fases. São elas:

Fase 1 – Entrevistas

Existem dois modelos de trabalho na área de headhunting para a execução de projetos de recrutamento e seleção:

a) Entrevistas prévias para conhecimento de mercado

Existem profissionais/consultorias de headhunting que provisionam entrevistas. Eles entrevistam várias pessoas o tempo todo para quando surgir uma necessidade de contratação de uma empresa, possivelmente já ter alguém para indicar.   

b) Pesquisa focada nas necessidades da vaga específica

Há os profissionais/consultorias de headhunting que atuam com o modelo de projeto. Depois que a vaga é aberta, planejam e entrevistam pessoas chave do segmento com o objetivo de ter um conhecimento profundo do mercado: salário, disponibilidade, quem é bom, quem é ruim, quem cresceu, quem não cresceu, quem tem o melhor case, quem não tem.

São essas as duas formas de atuar. Os escritórios de headhunter costumam ser bastante enfáticos no modelo em que atuam – ou fazem de um jeito ou fazem de outro.

Principais erros e dificuldades do RH no recrutamento e seleção para a área comercial

Fase 2 – Amostragem de candidatos

Na segunda etapa, o headhunter fará uma análise dos dados levantados nas entrevistas. No primeiro modelo de headhunting, com entrevistas prévias, geralmente a amostragem é ampla, mas pouco específica. O headhunter terá entrevistado profissionais de diversas áreas e, entre eles, alguns do mercado da empresa em questão.

Ele vai tentar fazer daquele limão uma limonada, apresentando candidatos que já conhece, sejam eles de alta performance ou não. É uma orientação mais pragmática. Nesse primeiro grupo, temos sobretudo as empresas multinacionais de grande porte, maioria S/A, que costumam ser mais orientadas ao resultado. Nestas, abre-se a vaga, e a meta do recrutador é fechá-la rapidamente.

Já no segundo modelo de headhunting, com entrevistas focadas naquela vaga específica, a amostragem para a vaga é maior. As empresas desse grupo têm uma abordagem mais consultiva, procurando entender e resolver problemas mais profundos do recrutamento.

Fase 3 – Seleção dos candidatos finalistas

Depois de fazer as entrevistas, analisar o mercado e os candidatos, o headhunter fará a comparação de candidatos com pré-requisitos e escolherá os finalistas. Ele dará à empresa essa lista de profissionais que estão mais alinhados ao que ela busca, com referências, potencialidades e motivo da indicação do candidato. Dessa forma, a empresa, além de ter boas pessoas para escolher, terá uma série de informações para respaldar a decisão.

Fase 4 – Negociação e contratação

Na quarta fase da execução do projeto de recrutamento e seleção, o headhunter irá fazer a intermediação das propostas e ajudar em possíveis negociações, até que efetivamente um dos candidatos finalistas sejam contratados.

Perguntas que não podem faltar em uma entrevista de recrutamento para a área comercial.jpg

Você tem alguma dúvida?

Esse é o resumo do trabalho do headhunter na busca e seleção de profissionais para as empresas. Gostaria de registrar seu ponto de vista em relação a esse tipo de trabalho? Deixe um comentário abaixo com suas dúvidas e opiniões.

Em breve falaremos mais sobre o papel do headhunter após a contratação. Como os headhunters escolhem os profissionais e quais as vantagens de contratar esse tipo de consultoria especializada. Continue nos acompanhando.

Leia também

O que é um headhunter, afinal?

Sobre a Foursales Group

A Foursales foi a pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de uma metodologia pioneira de avaliação de profissionais de vendas e marketing, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais destes departamentos em suas equipes.

3 comentários em “Como é o trabalho do headhunter na prática

  1. Obrigado pelo envio.
    Os hh tem como prioridade o nome da empresa que a pessoa trabalhou x segmento da vaga ofertada.
    Um exemplo : gerente de vendas, querem que seja do segmento. Tremendo absurdo.
    Você precisa de pessoas que pensem diferente, que não sejam amigos do cliente, você precisa de quem gere negócio.
    Amigo do cliente, tomara o cafezinho e se preocupara em garantir a melhor situação pro cliente e não para o empregador, assim será indicado pelo cliente em outras oportunidades.
    Muito óbvio e já vi isso por diversas vezes, porém nenhum deles conseguem enxergar isso.

    Eles não buscam o que o profissional gerou e fez ao longo da carreira.
    Não buscam talento, muitas vezes não conhecem e nem tem conhecimento do que o profissional fez.

    Ciclo vicioso.
    Pessoas dentro de grandes empresas são limitadas a determinada área, ao invés de outras que na média empresa se tornam muito mais talentosas e multifuncionais.
    Acho que esse profissional, o headhunter precisa evoluir muito……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *