LinkedIn revela: Como chamar a atenção e abordar os melhores profissionais

Publicado em Categoria(s) Alta performance, Carreira, Tendências
As informações que os candidatos buscam

“Muitos profissionais estão mais dispostos a se candidatar a uma vaga se o contato for feito pelo gestor que está contratando; a maioria dos candidatos recorre ao site da empresa para buscar mais informações antes de aplicar para uma vaga.” 

Essas são apenas duas das descobertas feitas pelo levantamento Inside the mind of today’s candidate (em tradução livre: Dentro da mente dos candidatos da atualidade), desenvolvido pelo LinkedIn. 

A seguir, apresentamos as principais descobertas do estudo. Acompanhe, aprenda mais sobre o comportamento dos top performers e saiba como sua empresa pode atrair e conquistar os melhores profissionais.

LinkedIn revela: Como chamar a atenção e abordar os melhores candidatos

Abordagem dos candidatos

Você já ouviu falar na sigla FOMO? Ela significa “fear of missing out”, ou medo de perder ou de estar perdendo algo.

Esse fenômeno, que originalmente diz respeito à enorme quantidade de posts, fotos e novidades compartilhadas nas redes sociais (que as pessoas têm a sensação de que precisam ver em tempo real, para não ficarem para trás), tem acontecido também no ambiente de trabalho. Muitos profissionais sofrem de “FOMO da carreira”, ou seja, têm receio de deixar escapar uma grande oportunidade profissional.

Essa busca constante por uma chance de dar o grande próximo passo profissional faz com que a maioria das pessoas esteja sempre aberta a novas oportunidades. Tanto é que, no estudo do LinkedIn:

  • 90% dos entrevistados disseram que estão dispostos a aceitar propostas de trabalho.

Se isso não é incentivo bastante para você abordar os profissionais, saiba que, segundo a pesquisa:

  • 63% dos profissionais entrevistados se sentem lisonjeados e reconhecidos quando um recrutador de uma empresa os procura.

O que podemos aprender com isso:

Bons profissionais estão sempre em busca de oportunidades de crescimento. Entender isso é importante por dois motivos:

  • Para que você saiba que pode valer a pena abordar alguém que esteja empregado. Nesse sentido, recorrer a uma empresa séria de recrutamento pode ser um caminho essencial para um bom recrutamento. Afinal, o processo de hunting é demorado e pouco praticado por recrutadores internos de uma empresa, que muitas vezes ficam limitados por questões de sigilo e/ou até mesmo relacionamento com empresas parceiras ou concorrentes.
  • Porque esse dado também revela que seus próprios colaboradores podem estar pensando em mudar de emprego! Por isso, além de pensar em atrair os melhores candidatos, não se esqueça de criar estratégias de retenção de talento.

As informações que os candidatos buscam

As informações que os candidatos buscam

De acordo com o levantamento do LinkedIn, atualmente, os candidatos buscam ter o máximo de informação já no primeiro contato com a empresa. Estas são as informações prioritárias no processo de inscrição para uma vaga:

  • Descrição do trabalho (89%)
  • Média de salário (72%)
  • Avaliação da empresa (69%)
  • Adequação da vaga com o perfil do profissional (54%)
  • Nome do cargo (54%)
  • Cultura da empresa (40%)
  • Missão da empresa (27%)

Baseando-se nessas informações, reunimos três dicas para chamar a atenção dos candidatos durante a abordagem. Acompanhe!

1 – Não revele tudo sobre a vaga

Para fisgar a atenção dos profissionais interessados na vaga, é interessante omitir algumas informações importantes e deixar para revelá-las em outras fases da seleção. Por exemplo: detalhar as especificações do trabalho, mas não falar sobre salário. Isso pode ajudar a intrigar o candidato a saber mais sobre a empresa e a oportunidade em questão.

2 – Foque no candidato, não na vaga

Mais da metade dos profissionais diz que quer saber como se encaixa na vaga. Por isso, em vez de dizer, por exemplo, que você tem um trabalho que paga R$ X, diga que o candidato tem o perfil ideal para a vaga que você está procurando preencher.

3 – Seja específico

Mostre que você realmente estudou o perfil do candidato. No lugar de comentários genéricos, tais como “seu currículo é ótimo”, indique especificidades que mostrem o potencial do profissional para a vaga. Por exemplo: “sua experiência na área de tecnologia pode nos ajudar muito”.

Canais utilizados pelos candidatos

Você sabia que os profissionais passam de um a dois meses reunindo informações sobre a empresa antes de efetivamente aplicar para uma vaga? Nesse período de pesquisa, eles utilizam os seguintes canais:

Site da empresa (53%)

LinkedIn (38%)

Páginas de buscas (35%)

Contatos na empresa (32%)

Outros contatos (19%)

Departamento de RH (14%)

Glassdoor (12%)

Facebook (12%)

Headhunter (12%)

Aprenda mais sobre recrutamento na área comercial

Sabendo disso, é importante que sua empresa cuide bem da imagem da marca nesses canais para que consiga atrair os melhores candidatos. Nesse sentido, o LinkedIn recomenda as seguintes práticas:

  • Alinhe o design de suas ações de comunicação ao posicionamento da sua marca. As cores, as imagens, as fontes… tudo isso comunica algo aos profissionais que estão avaliando sua empresa.
  • Ofereça informações detalhadas sobre o processo de seleção. Isso mostra a transparência da empresa em relação ao recrutamento, o que conta muitos pontos positivos para a marca.
  • Compartilhe depoimentos de colaboradores em seus canais de comunicação. Ao ver que os profissionais da sua empresa estão satisfeitos com a organização, o candidato estará mais confiante para aplicar à vaga.
  • Tenha vídeos e fotos mostrando a estrutura da empresa. Além de mostrar os ambientes, exponha também como as áreas funcionam e se relacionam entre si.

Além disso, é fundamental também estar bem posicionado no Google e nas redes sociais:

  • Estudos mostram que, quando as empresas aparecem nas primeiras posições nos resultados de pesquisas no Google, os candidatos a consideram mais acessíveis e melhores opções.
  • 49% dos profissionais seguem empresas nas redes sociais para ficarem sabendo de oportunidades de emprego.
  • 35% dizem que o LinkedIn tem um papel importante na busca por novas oportunidades de trabalho.

Aprenda mais sobre recrutamento na área comercial

As informações desse relatório são interessantes para entender melhor como os profissionais da atualidade buscam novas oportunidade de trabalho. Para ajudá-lo a entender mais sobre esse processo, criamos um e-book exclusivo, com dicas de recrutamento e seleção voltadas especificamente para a área comercial.

No guia, você encontrará orientações práticas relacionadas aos seguintes temas:

  • Como organizar o processo de recrutamento e seleção.
  • Como encontrar bons candidatos.
  • Como abordar os candidatos.
  • Como selecionar os melhores profissionais.

como recrutar e selecionar profissionais da área comercial

Clique aqui, baixe gratuitamente este e-book e saia na frente para alcançar e conquistar os melhores candidatos para sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *