Pesquisa revela o que profissionais de RH buscam nos vendedores

Publicado em Categoria(s) Carreira, Recrutamento
Pesquisa revela o que profissionais de RH buscam nos vendedores

Encerrando nossa série que apresenta os resultados da pesquisa que realizamos com profissionais de Recursos Humanos, hoje iremos revelar quais são as principais habilidades e competências que os recrutadores buscam em um profissional da área comercial, do vendedor ao diretor.


Principais erros que os candidatos cometem

Antes de falar em competências, porém, vamos nos atentar aos erros cometidos pelos candidatos a uma vaga na área comercial. Em nossa pesquisa, os profissionais de RH apontaram os seguintes pontos como os que mais prejudicam o profissional nesse processo:

  1. Falta de preparo para a entrevista.
  2. Falta de autoconhecimento.
  3. Negligência em relação à importância das etapas da seleção.


Leia também

Principais erros e dificuldades do RH para recrutar área comercial

Erros específicos e amplamente comentados
  • Não pesquisar e não possuir conhecimento mínimo sobre a empresa para a qual está se candidatando a ocupar uma vaga.
  • Apresentar-se de forma não dinâmica, passando a impressão de que não tem disposição para buscar alcançar suas metas.
  • Não explorar suas competências com exemplos práticos.
  • Não reconhecer as habilidades e competências que precisa desenvolver.
  • Menosprezar o processo seletivo (durante a entrevista, se comportam como se já fossem o candidato escolhido).
  • Achar que ao falarem seus verdadeiros pontos fracos estarão se prejudicando.


Se você está em busca de recolocação no mercado, aproveite para fazer uma autoanálise. Será que você não está cometendo algum desses erros?

Pesquisa revela o que profissionais de RH buscam nos vendedores


Principais competências, habilidades e atitudes
analisadas em um vendedor

Na hora de contratar um vendedor, os profissionais de RH têm em mente um conjunto de competências, habilidades e atitudes que o candidato precisa ter para ser selecionado.

A seguir, separamos as características mais citadas pelos entrevistados em nossa pesquisa:


Competências

  • Conhecimento técnico.
  • Habilidade de negociação.
  • Domínio de técnicas de vendas.
  • Senso de inovação.
  • Rapidez na solução de conflitos.
  • Poder de persuasão.

Habilidades
  • Autoconhecimento.
  • Comunicação.
  • Organização.
  • Foco.
  • Planejamento.


Atitudes

  • Humildade.
  • Busca constante pelo conhecimento.
  • Proatividade, iniciativa.
  • Resiliência.
  • Flexibilidade.
  • Bom relacionamento interpessoal.


Você concorda com o que os entrevistados de nossa pesquisa apontaram? Na sua visão, quais são as principais competências, habilidades e atitudes que um vendedor precisa ter? Deixe um comentário com sua opinião e nos ajude a ter um panorama ainda mais completo desse mercado.


Leia também

Pesquisa revela os principais desafios para recrutar vendedores de alta performance

Sobre a Foursales

A Foursales é pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de uma metodologia pioneira de avaliação de profissionais de vendas e marketing, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais destes departamentos em suas equipes.

7 comentários em “Pesquisa revela o que profissionais de RH buscam nos vendedores

  1. Boa tarde ao acompanhar vossos artigos, fico a vontade para sugerir que se tenha um estudo voltado para profissionais que como no meu caso tem uma idade avançada e carregam consigo responsabilidades familiares inerentes ao seu contexto. Pois em muitas vezes o fator preocupação, crescimento e retorno para sua família acabam por criar algumas barreiras por conta do período em que encontram-se desempregados. No meu caso estou desempregado, vivendo de trabalhos autônomos para sobreviver e sustentar minha família e embora eu tenha um bom currículo e uma considerável experiencia de 25 anos no setor comercial, estou tentando me recolocar no mercado e não consigo. Estou desde 2015 a deriva e a cada dia que passa minha agustia aumenta, ora por que em algumas empresas tenho experiencia demais e em outras as restrições em meu nome por conta da crise acabam por me excluir de boas vagas.
    Enfim, como lidar com estas barreiras: idade, restrições, angustia, pressão da família e de si próprio com a plena ciência de que ainda posso ser muito útil?
    Como as empresas observam isso? Somos vitimas de uma crise sem precedente e marginalizados por nossos possíveis empregadores?
    Obrigado pelo espeço

    1. Adinan, ficamos realmente comovidos com sua história.

      Antecipo que entramos no seu perfil do Linkedin e sua carrreira é bastante interessante para o mercado, o que nos faz ficar seguros em te garantir que sua situação atual é fruto principalmente da conjuntura de mercado, levando em conta que o mercado esse ano teve uma sensível melhora, mantenha o otimismo que tudo indica sua angústia está próxima do fim.

      Incluíremos um artigo exatamente conforme você solicitou para poder ajudá-lo com dicas, programado para as próximas semanas e também queremos agendar um telefonema entre você e um de nossos diretos para ele entender melhor sua situação e poder te dar dicas e/ou até te indicar para alguns clientes nossos. Mande uma mensagem para ele no 41 99975-0778 mencionando nossa conversa aqui que ele está a par do assunto.

      Sucesso a você.
      Forte abraço. Equipe Foursales

  2. Excelente pesquisa, parabéns! Entendo também que uma outra característica a ser identificada em um vendedor é a sua capacidade de ESCUTAR e não somente ouvir! “Ouvir refere-se aos sentidos da audição. Escutar requer mais que ouvir … tem que prestar atenção ao assunto, entender do que se trata, perceber o que foi dito, sentir as palavras, memorizar o assunto, opinar, levar em consideração e agir ou não em conformidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *