A importância da transparência no processo de recrutamento e seleção

Publicado em Categoria(s) Carreira, Liderança, Recrutamento, RH
A importância da transparência no processo de recrutamento e seleção

Quando o assunto é “recrutamento e seleção”, o debate costuma girar em torno do que a empresa deve fazer para encontrar e contratar os candidatos mais adequados. Mas, por outro lado, profissionais de alta performance também avaliam a empresa que o está considerando para uma vaga. Por isso mesmo, é fundamental que haja transparência no processo de recrutamento e seleção.

Siga a leitura, entenda melhor a questão da transparência nas organizações e saiba como a tecnologia pode contribuir para conectar sua empresa e os profissionais mais alinhados à sua cultura.

Vivemos em uma caixa de vidro

Em um relatório recente, a Trendwacthing, referência global em pesquisas de tendências de consumo e mercado, identificou que a transparência é uma demanda cada vez mais forte para as empresas de diversos segmentos.

E essa é uma movimentação mundial!

Se, antes, o que acontecia em uma empresa “morria” internamente, hoje, é como se as organizações vivessem em uma caixa de vidro: a todo momento seus valores e culturas são expostos ao público. Qualquer ação – positiva ou não – pode se espalhar mundialmente depois de alguns cliques nas redes sociais.

“Hoje, a comunicação entre pessoas e empresas está mais integrada do que nunca, o que significa que quem não apostar na transparência vai sentir impactos imediatos em suas empregabilidade ou contratações”, avalia Rodrigo Sahd, General Manager da Foursales Group.

A importância da transparência no processo de recrutamento e seleção

A tecnologia na era da transparência

O papel que a tecnologia tem nesse cenário focado na transparência é inegável. Sem o nível de conectividade atual, que permite esse compartilhamento de informações, não seria possível que os profissionais avaliassem as empresas. As redes sociais são o exemplo mais clássico de como a tecnologia pode ajudar as pessoas a olharem para a “caixa de vidro” das organizações.

Além disso, já existem ferramentas focadas especificamente em oferecer informações relevantes para os profissionais que desejam analisar empresas. Um exemplo é o site Love Mondays, que publica avaliações de organizações feitas pelos colaboradores (e ex-colaboradores) delas.

Luciana Caletti, CEOLM
Luciana Caletti, CEO e cofundadora – Love Mondays

Luciana Caletti, CEO e cofundadora da solução, explica que o objetivo da plataforma é ser uma comunidade colaborativa em que os profissionais possam compartilhar informações sobre salários e ambientes de trabalho para ajudar outros profissionais a tomarem melhores decisões de carreira.

“Para os candidatos, é uma forma de tomar uma decisão de carreira bem informada, sabendo o que esperar de determinada empresa. Para as empresas, é uma maneira de mostrar sua cultura e trabalhar o employer branding, atraindo assim os candidatos que tenham a ver com seus valores”, explica Luciana, em entrevista exclusiva à equipe de Jornalismo da Foursales.

Sahd acredita que esse tipo de plataforma é um reflexo das principais demandas dos profissionais da atualidade, especialmente daqueles de alta performance. “Candidatos bons são os que mais avaliam as empresas na hora de aceitar ou não um projeto, o que torna ferramentas como o Love Mondays quase essenciais para empresas que querem garantir os melhores candidatos em seus processos seletivos”, analisa.  

Por outro lado, é importante ter em mente que, ao estar presente nesse tipo de plataforma, a empresa está sujeita a receber críticas.

Mas isso não deve ser visto apenas como um problema. Afinal, esse canal pode ser uma excelente maneira de comunicar os valores e a cultura da empresa, além de oferecer uma oportunidade de entender melhor pautas subjetivas e de difícil tangibilidade, tais como a percepção de clima organizacional, meritocracia, equidade, entre outros. “Empresas maduras respeitam uma lógica similar a de pessoas maduras, ou seja, não podem ter medo de enfrentar e trabalhar com a realidade dos fatos para estar em constante melhoria”, aponta Sahd.

O que os profissionais brasileiros mais valorizam

Além dos comentários publicados pelos profissionais em relação às empresas em que trabalham, o site faz uma média de satisfação em relação a diversos fatores. A pontuação é de 1 a 5, sendo 1 “muito insatisfeito” e 5 “muito satisfeito”.

As médias nacionais são:

  • Satisfação geral: 3,5
  • Oportunidades de carreira: 2,92
  • Cultura da empresa: 3,22
  • Qualidade de vida: 3,19
  • Remuneração e benefícios: 3,29

No que se refere especificamente ao cargo de vendedor, é possível identificar que esses profissionais valorizam mais a cultura da empresa do que a remuneração ou as oportunidades de carreira na organização. 

Estes são os índices de satisfação dos vendedores, de acordo com a plataforma Love Mondays:

  • Satisfação geral: 3,44
  • Oportunidades de carreira: 2,89
  • Cultura da empresa: 3,29
  • Qualidade de vida: 2,96
  • Remuneração e benefícios: 3,13

Em um levantamento feito recentemente com o objetivo de entender o que mais as pessoas elogiam e sobre o que mais reclamam em seus empregos, o site identificou que:

Os pontos positivos mais apontados foram:

  • Ambiente de trabalho.
  • Benefícios.
  • Competências dos colegas.

Por outro lado, os fatores que mais geram insatisfação são:

  • Salário.
  • Benefícios corporativos.
  • Falta de qualidade de vida.

Faça o download do report:

Como recrutar e selecionar profissionais da área comercial 

como recrutar e selecionar profissionais da área comercial

Se a sua empresa ainda não investe na transparência como uma ferramenta de atração, seleção e retenção dos melhores talentos, está na hora de reavaliar seu posicionamento.

Seja por meio de ferramentas como o Love Mondays ou por outros canais (como blogs e redes sociais), sua marca está o tempo todo sendo exposta ao julgamento e à avaliação do público. Quanto mais transparente a organização for em relação à sua cultura e aos seus valores, mais profissionais (e clientes) qualificados e alinhados com o seu propósito ela irá atrair.

Convencido a investir na transparência?

Ainda não? Deixe um comentário abaixo revelando quais são seus temores. Sua opinião pode nos inspirar a escrever um novo artigo!

Saiba mais: Conheça a Love Mondays

One thought on “A importância da transparência no processo de recrutamento e seleção

  1. Realmente as empresas terão que aprender muito no quesito Transparência, pois até no processo seletivo, quando não dão retorno ao candidato sobre o processo, imagine internamente o que fazem com seus funcionários!
    Precisam aprender muito o que é TRANSPARÊNCIA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *