Um profissional movido por influenciar e desenvolver pessoas

Publicado em Categoria(s) Alta performance, Carreira, Entrevistas
Um profissional movido por influenciar e desenvolver pessoas

Estudar autores clássicos como Michael Porter, Jim Collins, Philip Kotler, dentre outros, é fundamental nas áreas de vendas, gestão e marketing. Ao mesmo tempo, aprender com pessoas “de carne e osso”, que escrevem suas histórias realizando feitos extraordinários diariamente, é igualmente importante.

Justamente por isso decidimos entrevistar os melhores profissionais de nosso banco de dados e trazer as reflexões e aprendizados deles para cá. A entrevista que você vai ler a seguir é a quarta desta série.

B.M* tem 37 anos, que atua como gestor comercial em um grande player da indústria de bens e consumo, diz que sua grande motivação é poder influenciar e desenvolver pessoas. Conheça mais detalhes da história dele lendo a entrevista na íntegra e inspire-se para cuidar ainda melhor da sua carreira.

De que episódio em sua carreira você mais se orgulha? Por quê?

Gosto de citar a implantação de um projeto piloto para melhoria de processos de execução e de gestão que foi realizada em conjunto com uma consultoria externa. Não foi o maior projeto que realizei, porém foi o que me colocou na vitrine da empresa em que trabalho pela primeira vez. A nossa unidade se tornou a melhor operação própria do Brasil entre todas que participaram do projeto piloto e virou referência para as demais.

Qual foi a maior dificuldade que já enfrentou na carreira e como a superou?

Logo que cheguei para atuar como Gerente Geral do CD de Goiânia, a empresa estava em um momento bastante difícil de entrega de resultados e, em conjunto com isso, estava mudando a forma de remuneração variável do time comercial e logístico. Na época, enfrentei ameaça de greve, “operação padrão” dos funcionários (especialmente logística), conversas longas e intensas com representantes dos colaboradores e dos sindicatos. Porém, ao final, conseguimos resolver as divergências em um curto espaço de tempo, voltar a operar e a crescer.

O que o motiva a levantar da cama todas as manhãs?

Pessoalmente, a minha família. Profissionalmente, a oportunidade de influenciar pessoas no desenvolvimento de suas atividades e a oportunidade de desenvolver essas pessoas.

Um profissional movido por influenciar e desenvolver pessoas

Você está respondendo essa pesquisa porque foi considerado um dos melhores profissionais já entrevistados pela Foursales. A que credita tamanho sucesso?

Ao meu histórico profissional, às entregas que realizei na minha carreira e também aos meus valores pessoais.

Qual é seu grande sonho profissional?

Ocupar uma posição de liderança em uma grande empresa, me sentindo feliz e realizado, e conseguindo atrelar entrega de resultados superiores à valorização e desenvolvimento dos meus times.

Se você fosse demitido hoje, o que faria amanhã?

Antes de mais nada, faria uma viagem com a minha família para o exterior. Lá, aproveitaria para realizar cursos de aprimoramento na minha área de atuação.

O que faz, além do trabalho, que o ajuda a alcançar seus objetivos profissionais?

Busco estar atualizado sobre as novidades do meio em que atuo (realizando cursos, participando de palestras ou apenas lendo) e procuro planejar as minhas ações tanto na minha vida profissional quanto na vida pessoal.

Que conselho daria a alguém que está iniciando ou pretende iniciar uma carreira na área comercial?

Trabalhe muito duro, faça sempre o seu melhor alinhado aos seus valores, busque sempre fazer/entregar “algo a mais” e seja humilde tanto para aprender quanto para ensinar.

B.M é o quarto top performer da área comercial que entrevistamos. Você pode ler as entrevistas anteriores aqui:

*Pela natureza do nosso trabalho, não vamos divulgar o nome do entrevistado.

Sobre a entrevista

Com o objetivo de aprofundar cada vez mais o entendimento sobre os top perfomers da área comercial, iniciamos em julho de 2017 uma série de pesquisas e entrevistas conduzidas por um jornalista e pesquisador da Foursales Group junto a um seleto grupo formado pelos profissionais mais bem-avaliados por nós e por nossos clientes em 2016, dentre mais de 40 mil profissionais de nosso banco de dados. Nosso objetivo foi, primariamente, entender os pontos em comum entre esses profissionais, de forma a melhorar ainda mais nossos parâmetros comparativos, mas os depoimentos foram tão memoráveis que pensamos: por que não compartilhar suas histórias de sucesso e inspirar outros profissionais em sua carreira na área comercial?

4 comentários em “Um profissional movido por influenciar e desenvolver pessoas

  1. Bom dia
    Atuo na Área de representação há 23 anos , há 05 meses fui contratado pela Weg , uma linha nova de Interruptores e tomadas .
    Hoje temos 32 concorrentes no mercado .
    O maior desafio é fazer os clientes acreditar que o nosso produto será bem aceito pelo consumidor, e ainda substituir o fornecedor atual pela Weg.
    Já oferecemos aos maiores players da região, todos se encantam pelo produto mais ainda ninguém comprou.
    Então resolvi mapear a região e visitar vários clientes com lojas menores e que temham uma visão do futuro pois a Weg esta c om um produto diferenciado no mercado e bem diferente ao dos nossos concorrentes .
    Já abrimos 6 clientes novos e temos muitas e muitas promessas .
    A grande dica é não desistir dos seus sonhos e acreditar em Você , pois somente assim consigo levantar todos os dias , colocar meus catálogos e amostras no carro e sair pela manhã pra novas visitas .
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *