Uma história real sobre o impacto do recrutamento para a área comercial

Publicado em Categoria(s) Alta performance, Carreira, Entrevistas, Gestão Comercial, Portugues, Recrutamento
Rodrigo Contin - recrutamento para a área comercial3

Existem diversas razões para uma empresa não decolar. Nem todos percebem, porém, que a falta de um profissional de alta performance na área comercial pode ser um grandes culpados pelo insucesso.

Daí a importância de acertar no recrutamento da área comercial desde o início da operação. Isso é fundamental para que a empresa consiga atuar de maneira estratégica e eficiente, atraia os clientes certos e cresça gradualmente. A história que você vai ler a seguir mostra como uma empresa inovadora do setor automobilístico fez isso muito bem.

Por que buscar a ajuda de especialistas em recrutamento comercial?

Geoffrey James, especialista, palestrante e escritor da área Comercial, destaca que muitos empreendedores, principalmente aqueles da área de Tecnologia, com formação em Engenharia, falham ao não saber como apresentar seu produto ao mercado. Esses profissionais, segundo James, têm um conhecimento técnico profundo do que vendem, mas nem sempre conseguem traduzir isso de forma atrativa para os clientes.

Esse não é o caso da Hitech Electric, empresa paranaense pioneira no Brasil no segmento de carros elétricos. Fundada por Rodrigo Contin, engenheiro de competição da Fórmula 3 e Stock Car, a Hitech é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento na área automobilística feitas pela Hitech Racing, equipe de corrida fundada por Contin que deu origem à Hitch Electric.

Recentemente, a Hitech começou sua operação, oferecendo ao mercado B2B duas opções de carros elétricos. Sabendo da importância da área Comercial para o negócio, Contin se preocupou em contratar um gestor de vendas adequado à proposta da empresa e que pudesse abrir as portas do mercado e expandir a atuação para todo o Brasil.

Rodrigo Contin - recrutamento para a área comercial2

“Até então, nunca tivemos vendedores, porque o propósito da empresa era outro. Conheci a Foursales por indicação e, quando conheci melhor o trabalho deles, percebi que realmente estava bem alinhado ao que eu precisava”, explica.

O CEO da Hitech Electric destaca que, como ele nunca havia feito a contratação de um vendedor, não sabia qual perfil buscar e o que avaliar nos candidatos. E, como a empresa estava começando com uma estrutura enxuta, não havia espaço para muitas tentativas.

“Precisávamos acertar logo de cara na primeira contratação. Então, fazia muito sentido ter o apoio de especialistas em recrutamento e seleção comercial”, aponta.

De acordo com Rodrigo Sahd, General Manager da Foursales “em startups, um dos principais fatores para o sucesso é saber tangibilizar e mitigar ao máximo os riscos oriundos de subjetividades, sobretudo as estruturais para o negócio, como contratar as pessoas certas. Isso é fundamental para que o tracionamento do negócio se limite ao máximo possível a questões objetivas, ou seja, controláveis”.

O processo de seleção e contratação

A Hitech estava em busca de um profissional para atuar como coordenador comercial. Como a empresa planeja fazer uma expansão territorial da operação por meio de representantes comerciais regionais espalhados pelo Brasil, o coordenador teria a função de fazer a seleção e a gestão dessa equipe de representantes, além de também vender para as empresas locais de Curitiba e região.

Contin ressalta que eles tinham uma certa noção do profissional que queriam, mas ainda não sabiam exatamente qual seria o perfil ideal para a posição. Afinal, por se tratar de um produto muito inovador, a função exigia uma abordagem de vendas mais complexa. Nesse sentido, ele conta que a ajuda da Foursales, foi essencial.

“No início, quando estávamos ainda estruturando o negócio, a Foursales prestou uma consultoria, apresentando dentro do modelo de venda que teríamos, o que precisariamos em termos de perfil de vendedor e de operação de vendas em si”, frisa.

Rodrigo Contin - recrutamento para a área comercial3

Uma parceria que deu certo

Depois de cerca de um mês selecionando os candidatos, encontramos um profissional que estava alinhado ao que a empresa buscava. “Dentro da avaliação que a Foursales fez do candidato selecionado, tudo o que foi pontuado em relação às habilidades dele, eu percebo agora que está totalmente alinhado com a prática”, salienta Contin.

O CEO da Hitech comenta ainda que acompanhar o processo de recrutamento de perto proporcionou a ele um enorme aprendizado sobre o funcionamento da área comercial. O conhecimento especializado sobre a área comercial que a Foursales oferece fez toda a diferença para que a Hitech pudesse desenvolver uma operação de vendas eficiente e adequada ao seu mercado.

“A Foursales apontou soluções para várias dúvidas que eu tinha. Desde como fazer uma política de motivação, até como identificar alguém com potencial a médio e a longo prazo e como fazer ele lutar pelo negócio como se fosse o dono. Eram questões que eu já tinha ideia, mas não sabia como aplicar. E foi nisso que a parte da consultoria de recrutamento para a área comercial da Foursales agregou bastante. Eles sabem indicar exatamente, por exemplo: “o mercado pratica isso, mas, para o seu caso, o recomendado é isso”. Essas recomendação foram muito importantes para a minha empresa”, aponta.

E sua empresa, também precisa de uma ajuda para encontrar os melhores profissionais de vendas?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a selecionar os melhores profissionais para o seu negócio (comercial@foursales.com.br)

Leia também

Case: recrutamento e seleção de profissionais de alta performance em vendas

One thought on “Uma história real sobre o impacto do recrutamento para a área comercial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *