Aquisição de talentos: montar um time comercial de alta performance

Publicado em Categoria(s) Gestão Comercial, Portugues, Recrutamento, Tendências
Aquisição de talentos especializada - equipe comercial de alta performance

Atrair os profissionais mais qualificados e preparados para acompanhar as mudanças é essencial para as empresas que desejam continuar relevantes em seus segmentos. Afinal, o mercado não espera nada nem ninguém para se transformar e evoluir, e as mudanças acontecem de forma mais acelerada e constante dia após dia. Isso, por sua vez, nos lembra que, mais do que nunca, a aquisição de talentos não pode ser um processo isolado.

Neste sentido, utilizar métodos de recrutamento e seleção ultrapassados e generalistas, sem levar em conta as especificidades de um departamento ou segmento, é um grande erro, que pode resultar em organizações despreparadas e desalinhadas com o mercado e com as expectativas de seus públicos.

Isso se torna ainda mais problemático na área comercial, em que as habilidades dos profissionais impactam não “apenas” no resultado financeiro, mas também na continuidade dos negócios com clientes.

Sabendo disso e pensando em ajudar as empresas que buscam ajuda especializada, a Foursales Group oferece serviços de recrutamento e seleção especificamente para a área comercial, além de consultoria para avaliação (assessment) dos profissionais desse departamento.

Planejando processos seletivos de forma científica e assertiva

A verdade é que processos especializados de contratação na área de vendas resultam em aquisições de talentos mais alinhados aos desafios objetivos e subjetivos de um projeto. Prova disso é o altíssimo nível de satisfação entre os clientes que utilizaram nossos serviços focados na área comercial:

  • 97% dos clientes que participaram da nossa pesquisa de satisfação entre 2013 e 2017 (amostragem de mais de 350 empresas) informaram terem tido suas expectativas atingidas ou superadas.

Assim como em qualquer projeto de sucesso, tudo começa com um planejamento adequado, efetivo e direcionado.

Para isso, a Foursales Group utiliza a chamada Matriz FSG (ou Matriz Foursales Group). A ferramenta ajuda a identificar os desafios de determinado recrutamento de maneira objetiva, antes mesmo de o projeto começar. Por fazer um trabalho altamente preditivo e propositivo, a Matriz FSG antecipa cenários futuros.

Essa análise contribui para aumentar a eficiência da contratação porque:

  • Proporciona uma visão conjuntural das possibilidades e dos desafios do projeto.
  • Identifica se é necessário (ou não) aumentar a remuneração de uma vaga ou flexibilizar algum pré-requisito.
  • Define a estratégia ideal de sourcing (ou captação) de candidatos.

Saiba mais:

Matriz FSG | O novo método para prever a dificuldade de uma vaga

Metodologia focada na qualidade

Analisar currículos e selecionar os melhores candidatos é apenas uma das fases do recrutamento. É a forma como esse processo é realizado que pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma contratação.

  • Quando o resultado que se busca é apenas preencher um espaço disponível na empresa, a qualidade dos candidatos fica em segundo plano.
  • Mas quando o objetivo central é trazer um profissional de alta performance e alinhado ao perfil da organização, o processo de seleção foca na adequação do perfil técnico e pessoal dos profissionais, aumentando a precisão dos candidatos indicados.

E é nesse sentido que a Foursales Group se diferencia.

Nossa missão é aumentar a qualidade dos processos de recrutamento e seleção na área comercial. Para isso, adotamos um rigoroso padrão de qualidade interno, que foca nos seguintes parâmetros:

  • Qualidade da amostragem. Entrevistamos, no mínimo, de 12 a 15 candidatos que atendem pré-requisitos específicos relacionados ao projeto, antes de indicar três finalistas;
  • Assiduidade. Entrega de 100% dos projetos dentro do prazo planejado;
  • Informações comparativas. Os três finalistas são encaminhados aos clientes com um relatório analítico completo com seu perfil pessoal e histórico profissional.

Leia também

Como é o trabalho do headhunter na prática

Este compromisso com a qualidade do recrutamento garante índices altos de assertividade nas contratações realizadas pela Foursales Group:

  • Mais de 80% dos projetos são concluídos com os três primeiros finalistas indicados;
  • Menos de 10% dos nossos clientes solicitam a substituição do profissional contratado;
  • Em mais de 25% dos projetos o cliente acabou contratando mais de um profissional, por conta da qualidade das indicações.

Aquisição de talentos especializada - equipe comercial de alta performance

Recrutamento de área comercial especializado e personalizado

Além do alinhamento com o objetivo e a cultura da organização, outro fator fundamental para o sucesso na contratação é o conhecimento de mercado.

Neste sentido, é importante entender que existem dois modelos de trabalho para a execução de projetos de recrutamento e seleção:

1 – Headhunters “Traders”

Aqui encaixam-se as empresas mais orientadas ao fechamento das vagas. Nestas, abre-se a vaga e a meta do recrutador é apresentar os candidatos que já estão no seu banco de dados no menor tempo e ao menor custo possível. Neste grupo estão aquelas empresas que costumam enviar os candidatos que estão disponíveis no mercado e geralmente são mais conhecidos no setor.

Quando usar: Em casos de demandas grandes de vagas, com baixo impacto estratégico e que necessitam de grande velocidade.

2 – Headhunters “On demand”

Estas consultorias são focadas em melhorar a qualidade do recrutamento. Para cada projeto entregue, várias entrevistas voltadas às especificidades do cargo são realizadas. Neste grupo, a abordagem é mais consultiva. Sendo assim, procura-se entender e resolver problemas mais profundos do recrutamento.

Para isso acontecer, geralmente se usa o “hunting” em profissionais que estão em concorrentes ou em empresas benchmark nos desafios da posição do cliente.

Quando usar: Apropriado para cargos mais importantes para o desenvolvimento da empresa, tais como os da área comercial.

A Foursales Group encaixa-se no segundo modelo, mais especializado e focado nas necessidades específicas de cada projeto e com alto conhecimento de mercado e know-how na área de Vendas.

Leia também

Headhunter: Por que contratar e como avaliar o investimento?

Para pensar:

Se o sucesso de uma empresa depende da habilidade dos seus profissionais em acompanhar as mudanças do mercado para realizar um trabalho com eficiência e qualidade, a seleção precisa e certeira dos colaboradores é o fator chave para alcançar e sustentar o sucesso.

Quer aprender mais sobre nosso trabalho especializado de recrutamento e seleção na área comercial? Clique aqui e entenda melhor nossa metodologia e missão. Juntos, podemos montar a equipe que vai levar a sua empresa ao topo!

Precisa de mais dicas sobre como aumentar a eficiência do processo de recrutamento e seleção na área comercial? Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *