Como implantar estratégias de análise de dados na gestão de pessoas

Publicado em Categoria(s) Gestão Comercial, Portugues, Recrutamento, RH, Tendências
análise de dados na gestão de pessoas
Desenvolver uma estratégia eficiente de análise de dados na área de gestão de pessoas vai muito além de contratar softwares especializados em big data. É importante implantar essas ações de forma estratégica na organização, para entender o que avaliar e saber exatamente o que fazer com as informações obtidas a partir do estudo dos dados.

De acordo com análise da McKinsey (que apresentamos neste artigo), estes são os fatores cruciais presentes nas empresas que mais obtiveram sucesso nesse sentido:

1 – Foque nas prioridades da organização

Para as estratégias de big data conseguirem entregar todo seu valor em potencial o foco e uso das informações deve transpor ações diretamente relacionadas ao departamento de RH, tais como recrutar, selecionar e treinar os profissionais. O gestor de Recursos Humanos precisa ter um olhar mais estratégico sobre as prioridades da organização como um todo.

Sendo assim, é importante que a área de RH trabalhe de forma transversal para entender quais são os aspectos e ações que merecem ser analisados utilizando as estratégias de big data. Os líderes de cada área da empresa podem dar insights importantes sobre como a gestão de pessoas pode contribuir para as suas respectivas performances.

2 – Comece com o que você tem

Para algumas empresas, a análise de dados pode soar como algo distante, de longo prazo e, mais importante, que demanda grandes investimentos. Essa visão não está totalmente errada. No entanto, a maioria das organizações pode realizar um estudo sobre a gestão de pessoas com os dados que já possui.

Indicadores dos setores de Marketing, Vendas e Financeiro, por exemplo, ao serem cruzados e estudados indicarão informações importantes sobre o desempenho, o custo e a performance dos colaboradores e a eficiência do processo de recrutamento e seleção.

Nesse sentido, mais importante do que investir em ferramentas avançadas de análise de dados é contratar profissionais capacitados nessa área – para que eles possam identificar o que pode ser apurado com os dados que já existentes.

3 – Torne a análise de dados parte da gestão da empresa

O big data não pode ser aplicado de forma esporádica e isolada. Para trazer resultados efetivos ao longo do tempo – para a área de RH e para a empresa como um todo – essa análise dos dados deve se tornar parte habitual nos processos de gestão de pessoas.

Ter profissionais de gestão de projetos ou de estatística participando das reuniões principais da empresa, por exemplo, é uma forma eficiente de identificar fatores estratégicos que merecem ser analisados e também fornecer dados que podem ajudar os gestores em suas áreas.

Além disso, a análise dos dados deve ser uma tarefa em constante evolução. As informações devem ser acompanhadas de perto para que os executivos possam entender o que precisa (ou não) ser mudado e também identificar padrões de comportamento ao longo do tempo.

 análise de dados na gestão de pessoas

Para pensar:

  • Você, gestor de RH, sabe quais são as principais demandas e dificuldades dos gestores de outras áreas em sua empresa?
  • De que forma você tem atuado para alinhar os processos de gestão de pessoas com as necessidades dos executivos das diferentes áreas da organização?
  • Quais são os dados disponíveis na sua empresa e que poderiam ajudar a identificar informações importantes sobre a eficiência da gestão de pessoas?

Sabemos que este é um tema complexo e que deve evoluir ainda mais nos próximos anos. Mas esperamos que este artigo ajude você a refletir mais sobre a importância do big data na gestão de pessoas.

Se tiver alguma dúvida ou consideração, deixe um comentário abaixo e participe do debate.

Confira também mais artigos que irão expandir seu conhecimento sobre big data e outras grandes tendências na área de gestão de talentos:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *