Os maiores desafios dos líderes comerciais na gestão da equipe de vendas

Os maiores desafios dos líderes comerciais na gestão da equipe de vendas

Publicado em Categoria(s) Gestão Comercial, Leadership

Recentemente realizamos uma pesquisa com centenas de profissionais com o objetivo de descobrir quais são os principais desafios enfrentados por gestores comerciais e profissionais de Recursos Humanos para recrutar vendedores de alta performance.

Clique aqui e confira o primeiro artigo sobre esse estudo. Você vai saber quais são os obstáculos que os líderes encontram na hora de contratar

A pesquisa também foi oportuna para revelar as principais dificuldades na gestão das equipes de vendas. E são essas descobertas que iremos compartilhar com você agora.

Motivação é fator-chave na gestão

Os maiores desafios dos líderes comerciais na gestão da equipe de vendas

Quando pedimos aos líderes de vendas para citarem seus maiores desafios na gestão da equipe, 75% dos profissionais indicaram que a principal dificuldade está relacionada a manter a equipe motivada.

Analisando as respostas indicadas pelos gestores, podemos entender que a motivação tem um papel importante no gerenciamento dos vendedores nos seguintes sentidos:

  • Para que os profissionais continuem se capacitando e melhorando suas habilidades.
  • Para manter a equipe com foco no resultado.
  • Para não deixar que os vendedores desanimem diante das dificuldades.
  • Para facilitar a adesão de melhorias e de novas práticas.

Os principais entraves para liderar equipes de vendas

Essas foram as respostas em destaque em relação aos desafios enfrentados por líderes de vendas:

  • Motivar e deixar a equipe focada nessa época de crise.
  • Reduzir a rotatividade e extrair o melhor de cada vendedor dentro de suas limitações e habilidades.
  • O time é resistente a mudanças e é um desafio melhorar a sua própria capacitação.
  • Motivar a equipe e orientar para atingimento das metas.
  • Desenvolver e manter talentos, manter a equipe sempre motivada.
  • Motivar a continuarem a entregar bons resultados e conseguir implantar novas práticas.
  • Motivação e alinhamento de expectativa X necessidade da empresa.

Para pensar: Será que a dificuldade que os gestores comerciais têm em motivar a equipe pode estar ligada às deficiências presentes no processo de contratação? Quanto mais eficiente for o recrutamento, mais alinhados ao perfil e à vaga os profissionais serão. Dessa forma, eles estarão mais satisfeitos com o trabalho e motivá-los se torna mais fácil.

Queremos saber:

1 – Os resultados da pesquisa correspondem à sua realidade?

2 – Quais são as suas principais dificuldades como gestor da área comercial?

3 – O que você faz para manter sua equipe motivada?

Deixe um comentário com suas dúvidas e opiniões. Também queremos saber a sua visão sobre esse tema!

Sobre a Foursales

A Foursales é pioneira no recrutamento, seleção e assessment especializados exclusivamente em área comercial. Através de uma metodologia pioneira de avaliação de profissionais de vendas e marketing, auxilia clientes dos mais variados portes, segmentos e nacionalidades a garantirem os melhores profissionais destes departamentos em suas equipes.