O que é aquisição de talentos e como isto ajuda no futuro das empresas

Publicado em Categoria(s) Portugues, Recrutamento
aquisição de talentos

Aquisição de talentos é um trabalho que vai além do preenchimento de uma vaga. É uma forma de usar os recursos humanos da empresa de maneira estratégica, atendendo aos objetivos atuais e antecipando necessidades futuras. Entenda mais a seguir!

O que é aquisição de talentos

A consultoria internacional Bersin by Deloitte define aquisição de talentos como:

Uma metodologia estratégica para identificar, atrair e integrar talentos de alta performance para atender às necessidades dinâmicas dos negócios de maneira efetiva e eficiente.”

É importante deixar claro que recrutamento e aquisição de talentos são coisas diferentes. O recrutamento faz parte do processo de aquisição de talentos; é um componente tático no processo de atração e identificação dos melhores candidatos.

O grande diferencial do processo de aquisição de talentos é que ele não olha apenas para as necessidades atuais da organização. Esse é um trabalho que está fortemente alinhado aos objetivos estratégicos da empresa em curto, médio e longo prazo.

Em um mercado que muda constantemente, a habilidade de antecipar necessidades futuras e se preparar previamente para as mudanças que estão por vir faz toda a diferença para destacar a organização e posicioná-la entre as líderes de mercado.

Em um levantamento realizado pela Harvard Business Review com líderes globais na área de aquisição de talentos:

94% dos participantes afirmaram que a habilidade de adquirir talentos que se adaptem rapidamente às mudanças do mercado será crucial para que suas empresas se mantenham competitivas no futuro.

Também é preciso pontuar que a aquisição de talentos é um trabalho constante de mensuração e avaliação de resultados. Dessa forma, fica mais fácil aprimorar processos, garantir resultados mais satisfatórios e desenvolver estratégias cada vez mais alinhadas às necessidades da organização e às demandas do mercado.

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Os principais processos envolvidos na aquisição de talentos

aquisição de talentos

De maneira prática, a aquisição de talentos passa pelas seguintes etapas:

a) Estratégia e planejamento de aquisição de talentos. Garante o alinhamento com os objetivos da empresa e realiza o planejamento da força de trabalho. Para esse processo ser realizado, demanda-se um profundo conhecimento do mercado e das movimentações globais.

b) Segmentação da força de trabalho. Entendimento dos diferentes segmentos e posições da força de trabalho em cada mercado, bem como das habilidades, competências e experiências necessárias para alcançar o sucesso nestes setores e funções.

c) Employment branding. Definição da imagem da empresa, da cultura organizacional e dos seus principais diferenciais. Está relacionado à construção da reputação da empresa como uma boa empregadora. O employment branding pode ajudar a melhorar a posição de mercado da organização.

d) Definição de públicos. Esta é a etapa em que os perfis de profissionais que uma organização precisa para posições específicas são definidos e compreendidos. É fundamental ter profundo entendimento dos cargos e de onde encontrar os profissionais que potencialmente poderão preenchê-los para garantir o sucesso da aquisição de talentos.

e) Gestão do relacionamento com candidatos. Neste momento, é preciso criar uma experiência positiva para os candidatos, gerindo as pessoas alinhadas com as vagas e realizando a manutenção do relacionamento com os possíveis futuros profissionais.

f) Métrica e análise. Depois de tudo isso, deve-se acompanhar continuamente os indicadores chave para impulsionar a melhoria contínua e, a partir dessas informações, tomar melhores decisões de recrutamento e aumentar a qualidade das contratações.

As 12 dimensões da aquisição de talentos

Um relatório desenvolvido pela consultoria norte-americana Cielo revela as 12 dimensões do trabalho de aquisição de talentos. Cada uma delas tem um papel fundamental para garantir a alta performance no recrutamento, a qualidade das contratações, o alinhamento com as necessidades da organização e a satisfação dos profissionais. São elas:

  1. Inovar para atender as demandas da empresa.
  2. Fornecer dados estratégicos para guiar as decisões da organização.
  3. Ter agilidade para acompanhar as demandas do mercado.
  4. Gerar conhecimento a partir da análise das necessidades de contratação da empresa em contraste com a disponibilidade de talentos no mercado.
  5. Entregar contratações de qualidade constantemente.  
  6. Impactar de alguma forma nas grandes iniciativas da organização.
  7. Comunicar o valor da marca do empregador.
  8. Promover experiências positivas para os candidatos e para os gestores contratantes.
  9. Desenvolver uma estratégia compreensiva.
  10. Simplificar o processo de recrutamento.
  11. Aprimorar a capacidade de análise do recrutamento.
  12. Usar dados do recrutamento nas decisões estratégicas.

Você já conhecia esse conceito de aquisição de talentos? Tem alguma dúvida em relação a este tema? Deixe um comentário! Sua pergunta pode inspirar nosso próximo artigo sobre o assunto.

A Foursales trabalha na aquisição de talentos especializada na área comercial. Nossa missão é aumentar a qualidade dos processos de recrutamento e seleção na área comercial e ajudar as empresas a se prepararem para o futuro por meio da aquisição de talentos qualificada, com profissionais alinhados às necessidades da empresa e às tendências do mercado.

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