5 dicas para estruturar suas entrevistas e melhorar suas contratações

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5 Dicas Para Estruturar Suas Entrevistas E Melhorar Suas Contratações

Há um tempo atrás, falamos que melhorar suas entrevistas pode ajudar a identificar e contratar profissionais de alta performance. Naquele artigo, listamos seis passos para uma entrevista alinhada às melhores práticas do mercado de acordo com um recrutador do Google. Um dos mais importantes, de acordo com nossa experiência, é estruturar sua entrevista.

Uma entrevista bem estruturada dá chances iguais a todos os candidatos e facilita o trabalho do recrutador na hora de compará-los, pois os critérios de avaliação serão os mesmos. Isso significa, na prática, maiores e melhores chances de identificar os candidatos mais adequados a uma vaga e ao perfil cultural da empresa em relação às opções reais, e não comparativamente a um padrão idealizado.

Confira cinco dicas para estruturar suas entrevistas e garantir melhores contratações:

1. Seja claro sobre o desenrolar da entrevista

Explicar como a entrevista está estruturada e o que você quer ouvir do candidato o deixará mais à vontade e, consequentemente, mais aberto a responder às perguntas de forma franca e honesta. Quando alguém está no escuro, sem saber o que vem a seguir, a tendência é que fique na defensiva e guarde informações importantes ou muito reveladoras.

2. Defina o tempo de duração das respostas e da entrevista

Ter um tempo de duração pré-determinado para as respostas e para a entrevista é importante por vários fatores. Primeiro, permite que você avalie como os candidatos usam o tempo em relação aos outros, e se conseguem articular ideias-chave com eficácia. Segundo, permite avaliar o nível de subordinação a regras e o nível de humildade do candidato em sua interação com o recrutador. Terceiro, permite que você otimize seu tempo e aumente o número de entrevistas para uma vaga, incrementando suas chances de identificar e contratar um profissional de alta performance.

3. Faça as mesmas perguntas a todos os candidatos

Todo mundo já ouviu que não é possível comparar laranjas e maçãs. A sabedoria popular se mostra verdadeira também no recrutamento: perguntando diferentes perguntas aos candidatos, não teremos meios de compará-los. Para evitar esse problema, o ideal é que preparar um só roteiro para todas as entrevistas. Isso não significa fazer perguntas mecanicamente aos candidatos, mas garantir que as mesmas perguntas tenham sido feitas a todos é fundamental na hora de compará-los.

4. Use cases de sucesso e de insucesso para ver além dos resultados

Na Foursales, medimos a entrega de resultados e a capacidade de planejamento estratégico e de execução dos candidatos de várias maneiras, mas principalmente através dos cases de sucesso e insucesso. Através deles, os candidatos devem narrar situações em que entregaram os melhores (ou piores) resultados de suas carreiras, desde a concepção da ideia até a operacionalização e implementação. Mas é possível usar os cases para ver além dos resultados. Se os cases de sucesso nos ajudam a compreender como o candidato ataca um problema articulando estratégia e ação, os cases de insucesso nos conduzem a duas outras dimensões igualmente importantes: a honestidade e a maneira como o candidato lida com o fracasso. Ao mesmo tempo em que não há dois cases iguais, esses temas comuns perpassam todos eles e constituem uma forma eficaz de comparação entre candidatos.

5. Registre as respostas de todos os candidatos

Nossa memória nos prega peças, ainda mais quando falamos com muita gente sobre o mesmo assunto. Registre tudo! Você poderá retornar a cada entrevista posteriormente, ou pedir auxílio a outra pessoa para avaliar os candidatos. Ao mesmo tempo que não é necessário registrar ipsis litteris o que o candidato respondeu, é muito importante registrar substancialmente as ideias principais de cada resposta para que pontos importantes não sejam perdidos ou ignorados. A maioria dos sistemas de gerenciamento de recursos humanos ou de recrutamento e seleção permite desenvolver um roteiro para entrevistas e registrar as respostas. Se você não tiver um sistema ou software ou se o seu não permitir registrar as respostas, o ideal é que você o faça em um arquivo Excel ou Word.

Aplicando essas dicas às suas entrevistas, você torna mensuráveis critérios antes subjetivos e cria métricas objetivas para comparar os candidatos. Comparando-os melhor e de forma adequada, as chances de identificar e contratar profissionais de alta performance aumentam consideravelmente.

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