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O que é vendedor externo afinal?

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O que é vendedor externo afinal? Se você está começando na área comercial, de recursos humanos ou como empreendedor, com certeza vai se deparar com várias decisões que vão demandar um bom entendimento sobre este cargo tão peculiar. Pensando em ajudar você com este pano de fundo tão simples mas tão importante, nós da Foursales, especialistas em recrutar área comercial, preparamos este artigo.

 

O que é vendedor externo? 

A melhor e mais simples descrição de o que é vendedor externo foi a que encontramos na Wikipedia, que define como vendedor externo aquele “Profissional da área de vendas que tem como função efetuar vendas dirigindo-se até aos cliente em vez de ficar num ponto fixo[1][2].” Entendido o que é um vendedor externo, agora é importante você conhecer os tipos de vendedor externo:

 

  • Diferenciação por público-alvo
    • Vendedor Externo B2C.
      Vendedor de campo que dirige-se até pessoas físicas, tendo o modelo mais comum o do vendedor porta-a-porta.
    • Vendedor Externo B2B.
      Vendedor de campo que dirige-se até empresas para fazer vendas de produtos e serviços variados.

 

  • Diferenciação por função
    • Vendedor Externo HUNTER.
      Vendedor de campo responsável por trazer novos clientes para uma empresa, também chamado de vendedor hunter.
    • Vendedor Externo FARMER.
      Vendedor de campo responsável por fomentar vendas na carteira de clientes ativos e inativos de uma empresa, também chamado de vendedor farmer.

 

  • Diferenciação por tipo de venda
    • Vendedor Externo de TANGÍVEIS.
      Vendedor de campo que atua com produtos ou serviços padronizados, tendo como variável de venda elementos tangíveis como preço e prazo de entrega. Alguns exemplos de produtos e serviços tangíveis são alimentos e bebidas, serviços padronizados como terceirização de portaria e limpeza, insumos de limpeza, dentre outros.
    • Vendedor Externo de INTANGÍVEIS.
      Vendedor de campo que atua com produtos ou serviços customizáveis, complexos ou de luxo, tendo como variável de venda elementos intangíveis como confiabilidade, qualidade e exclusividade.* Alguns exemplos de produtos e serviços intangíveis são: consultoria empresarial, carros e imóveis de luxo dentre outros.

 

Agora que você já conhece o que é um vendedor externo, aprofunde-se nos conceitos técnicos de vendas lendo outros artigos complementares de nossa biblioteca:

  • Leia aqui sobre Como avaliar vendedores.
  • Leia aqui sobre Headhunter, Por que contratar e como avaliar o investimento?

 


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