Como encontrar bons candidatos para a área comercial

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Como encontrar bons candidatos para a área comercial

Há algumas semanas publicamos a primeira parte de um guia sobre como recrutar e selecionar profissionais da área comercial.

Este guia, que que será dividido em uma série de artigos, traz dicas práticas e informações relevantes sobre as principais etapas para um bom recrutamento.

  1. Como organizar seu projeto de recrutamento e seleção para a área comercial.
  2. Como selecionar os melhores profissionais 

Hoje vamos nos ater ao segundo tópico. Nesse aspecto, há três alternativas:

  1. Divulgação em banco de dados;
  2. Uso do seu network;
  3. Hunting.

Como encontrar bons candidatos para a área comercial

1 – Banco de dados

Em relação a essa alternativa, o melhor caminho é investir nos sites já conhecidos no mercado. Bancos de dados têm uma lógica muito simples: os candidatos vão aplicar os currículos naqueles sites que eles conhecem – e os que eles conhecem muito provavelmente são os mesmos que você conhece. Ou seja, Catho, Vagas, Empregos.com e InfoJobs. Esses são os quatro que mais estão em evidência atualmente.

Evite os sites menores. Apesar de eles cobrarem apenas cerca de 60% do valor dos maiores, eles entregam muito menos que os sistemas mais estabelecidos. Esse é mais um caso onde o barato sai caro. Se for para escolher entre os maiores, eu recomendaria o Catho ou o Vagas, que são os que hoje funcionam melhor. Porém, como o mundo dos banco de dados é bastante dinâmico, vale testar os demais que não estiver usando ao menos uma vez por ano.

2 – Networking

Quando você quer encontrar clientes qualificados, o networking por meio das pessoas com as quais você já faz negócio pode ser uma boa alternativa, certo? A mesma lógica funciona no processo de recrutamento e seleção. Bons candidatos geralmente conhecem bons candidatos. Essa é uma premissa de recrutadores que funciona muito bem para você também.

Faça a seguinte análise: “Quem eu conheço que são bons profissionais e que podem ter bons profissionais para indicar?”. Uma indicação qualificada pode encurtar o caminho e levar você a profissionais com o perfil e as habilidades que você procura.

3 – Hunting

Você pode fazer hunting dentro de seus concorrentes ou dentro de um segmento específico. Mas, nestes casos, vai precisar de mapeamento e abordagem específicos. O hunting mais fácil de ser feito é aquele pelo LinkedIn. Para caçar talentos nessa rede social, siga os seguintes passos:

  1. Vá na área de Busca Avançado do LinkedIn.
  2. Digite no campo de pesquisa o(s) cargo(s) ou termo(s) para fazer uma primeira triagem.
  3. Em seguida, selecione os filtros de busca que são relevantes para sua vaga, tais como: segmento, cidade.
  4. O resultado dessa pesquisa irá dar um panorama de disponibilidade de candidatos.
  5. Escolha os que mais se encaixam com o que você busca.
  6. Adicione a pessoa, clicando em conectar.
  7. Envie, junto com a solicitação de conexão, uma pequena nota explicando o objetivo do contato.

Uma dica importante 

Muitas pessoas são mais fechadas em relação à sua rede de contatos. Por isso, é fundamental incluir essa nota explicando porque está querendo se conectar. Se possível, nessa apresentação, inclua dados de contato, dando a opção de o profissional continuar a conversa fora do LinkedIn, sem necessariamente ter que incluir você na rede dele.

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