RH estratégico: Da teoria a prática, entrevista com Simone Grossmann, Vice-Presidente de RH na The Coca-Cola Company

Dando continuidade ao nosso programa semanal de entrevistas sobre recursos humanos, o “Foursales, Gestão de Pessoas”, que acontece ao vivo, toda quinta-feira, às 16h00, no nosso canal no youtube. Recebemos, na 19ª edição do programa (06/08), Simone Grossmann, Vice-Presidente de Recursos Humanos na The Coca-Cola Company..

Neste artigo você poderá conferir um breve resumo da entrevista. Assista a mesma na íntegra em nosso canal do YouTube (aqui).

Sobre a Convidada:

Simone Grossmann é economista, graduada e mestre pela PUC-Rio, possuindo mais de 20 anos de experiência profissional. Iniciou sua carreira no Icatu, foi consultora da McKinsey & Company e trabalhou em RH e Gestão de Mudanças em grandes empresas, como: TV Globo, Vale, Generali Seguros e OLX. Na Coca-Cola, lidera todos os temas de pessoas e organização.

Principais Cases

No primeiro bloco do programa, Simone compartilhou dois cases de sucesso atuando de forma estratégica na área de Recursos Humanos. O primeiro, na OLX, empresa de tecnologia em amplo crescimento, que na época ainda não possuía processos e ferramentas de recrutamento bem desenhados, e, assim como a maioria das empresas de tecnologia, sua maior dificuldade era retenção e atração de talentos de T.I. A convidada relatou o trabalho de posicionamento da empresa no mercado e, internamente, a atuação voltada a entender as necessidades do negócio, desenhar processos em conjunto com as áreas interessadas e criar um employer branding efetivo.

No caso da Coca-Cola, o desafio do projeto não era a aquisição de talentos, e sim de transformação cultural em uma empresa centenária e líder de seu segmento, que buscava se reinventar para viabilizar um crescimento sustentável para o próximo século. Nessa empresa foi feito um trabalho de transformação cultural, tirando os comportamentos de crescimento da parede e aplicando-os no dia-a-dia da empresa, através de workshops e plataformas de reconhecimento, de modo a reforçar os valores que irão guiar o crescimento sustentável da Coca-Cola. Simone compartilha que essa estratégia (ainda em andamento) tem sido efetiva em aumentar o engajamento, tendo produzido um Employee Net Promoter Score (NPS) de cerca de 86.2%.

RH Estratégico

A convidada definiu a principal responsabilidade do RH Estratégico: entender o negócio e a forma como os processos estão sendo conduzidos e compreender qual é o seu papel em ajudar a organização a prosperar no longo prazo. Para ela, um RH pode assumir um viés estratégico ao se colocar não só como uma entidade à serviço da companhia, mas se posicionando também a serviço dos seus funcionários e buscando estar próximo às pessoas, compreendendo suas necessidades, o que resulta em aumento do engajamento da força de trabalho e, consequentemente, melhores resultados (uma vez que funcionários mais engajados geram um ambiente mais produtivo, inovador e resultados financeiros melhores).

Para Simone Grossmann, à medida que a experiência e o engajamento dos funcionários é uma preocupação do RH, a atuação estratégica acaba sendo feita tanto do lado da organização, quanto do lado dos colaboradores. O RH deve analisar os tipos de problemas que existem para poder resolvê-los preventivamente, com a implementação de soluções e novas tecnologias, atuando de maneira estratégica mesmo dentro de processos operacionais.

Dicas de Materiais

Livros:
• “HR Disrupted” – Lucy Adams;
• “Um novo jeito de trabalhar” – Laszlo Bock;
• “Empatia Assertiva” – Kim Scott;
• “The Fearless Organization” – Amy Edmondson;
• “Ideias que colam: por que algumas ideias pegam e outras não ” – Dan e Chip Heath;
• “Tenha medo… E siga em frente.” – Susan Jeffers.

Autores:
• Daniel Pink;
Seth Godin;
Dan Ariely;

Guru:
Godwin Vaz

Assista a entrevista na íntegra

O programa “Gestão de Pessoas” conversa semanalmente com as principais lideranças de RH da América Latina para compartilhar boas práticas e tendências de gestão. Acompanhe semanalmente este e outros programas da Foursales seguindo nosso canal do youtube. Caso queira assistir a entrevista na íntegra clique na imagem abaixo. Caso queira seguir a Foursales no youtube, clique aqui:


Episódios anteriores

30.07 | “O papel dos homens no empoderamento feminino nas empresas” com Marcelo Marcondes, Head de RH da Espaçolaser, assista aqui

23.07 | “Como melhorar os programas de diversidade e inclusão” com Salim Khouri, Head of Talent e Diversidade da Ford, assista aqui

16.07 | “Desenvolvimento de pessoas frente aos novos desafios da organização” com Lucas Fernandes, Head of Talent Acquisition Brazil da Johnson & Johnson, assista aqui

09.07 | “A comunicação e o papel dos líderes” com Renato Basso, Diretor Global de HRBP da Gympass, assista aqui

02.07 | “O aumento da produtividade do RH com o uso da tecnologia” com Bruno Martin, Head de Talent da Demium, assista aqui

25.06 | “Engajamento em tempos de crise” com Danielle Arraes, VP LATAM de RH da Puratos, assista aqui

18.06 | “Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: O futuro no trabalho remoto” com Deborah Abi-Saber, Head de T&D do Nubank, assista aqui

11.06 | “Employee Experience: Do básico ao avançado” com Rogério Bragherolli, Ex-VP de RH da Sodexo, assista aqui

04.06 | “RH como impulsionador da Transformação Digital”
com Soraya Bahde, Chief Transformation Officer na Alelo, assista aqui

28.05 | “Metodologia Ágil aplicada ao RH”
com Nayana Bastos, Head Brasil de RH da Cisco, assista aqui

21.05 | “Vale do Silício: Tendências de RH & Carreiras”
com Marcelo Nóbrega, LinkedIn Top Voice e Ex-Diretor de RH do McDonald’s, assista aqui

14.05 | “O papel da gestão de pessoas na inovação”
com Luiz Massad, Diretor de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, assista aqui

06.05 | “Data science e o futuro da gestão de pessoas”
com Luis Vitti, Head global de RH do IFood, assista aqui

30.04 | “Conceitos de economia por trás dos salários e suas perspectivas 2020 e 2021”
com Luis Esteves, PHD em economia pela Universidade de Siena, assista aqui

23.04 | “O futuro do RH”
com Adeildo Nascimento, Diretor de RH do MadeiraMadeira e GVT, assista aqui

15.04 | “Recrutamento remoto”
com Orlando Laragnoit, Head de Talent Acquisition do Twitter Latam & Canadá, assista aqui

09.04 | “Papel do RH na sustentabilidade dos negócios”
com Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil, assista aqui

01.04 | “Gestão de pessoas em tempos de crise”
com Patrícia Bobbato, Head Global de HR da Tigre Tubos e Conexões, assista aqui

 

 

Saiba mais sobre a Foursales

Combinando profundo conhecimento de área comercial e de processos de recrutamento e seleção com machine learning e data science, a Foursales foi a pioneira em criar soluções tecnológicas e serviços específicos para recrutamento, seleção e assessment de profissionais de vendas e marketing. Sua razão de existir é auxiliar empresas a liberarem o seu potencial de mercado através da otimização do capital humano de área comercial. Com uma ampla gama de serviços, a Foursales atende tanto empresas que terceirizam quanto que internalizam seu recrutamento e seleção com diferentes tipos de soluções. Conheça mais sobre nós solicitando um contato de nossos consultores, abaixo:

 

 



Deixe uma resposta