Construindo o RH do Futuro, entrevista com Ricardo Mueller, Diretor Global de Transformação de RH, na RB

Dando continuidade ao nosso programa semanal de entrevistas sobre recursos humanos, o “Foursales, Gestão de Pessoas”, que acontece ao vivo, toda quinta-feira, às 16h00, no nosso canal no youtube. Recebemos, na 22ª edição do programa (27/08), o Ricardo Mueller, Diretor Global de Transformação de RH na RB.

Neste artigo você poderá conferir um breve resumo da entrevista. Assista a mesma na íntegra em nosso canal do YouTube (aqui).

Sobre o Convidado:

Ricardo Mueller possui uma trajetória profissional com várias movimentações ousadas: iniciou sua carreira em arquitetura, atuou na área de finanças e trocou a carreira financeira pela oportunidade de criar a estrutura de compensação na Tritec Motor, na época uma startup em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, que marcou o início de sua carreira em Recursos Humanos. Atuou no RH da Kraft Foods por cinco anos, aceitou desafios internacionais na Mondelēz e atualmente vive no Reino Unido, onde atua como Diretor Global de Transformação de RH, na RB.

O Futuro do RH

No primeiro bloco do programa, Ricardo Mueller definiu que o RH do futuro não poderá ter o mesmo papel que possui hoje: será analítico, voltado à análise de números, de dados e situações. A operação tende a ser menos focada no relacionamento com pessoas, mas voltada a soluções estratégicas para o negócio como um todo, e consequentemente, para as pessoas. O futuro do RH está em estabelecer e organizar uma base de dados solida e estratégica, que vai evidenciar tendências e estatísticas e ajudará a prever os movimentos da organização, como: desenvolvimento, turnover, engajamento e clima.

O convidado observou que o modelo de RH focado apenas em execução é insustentável e está fadado ao fracasso. É necessário uma operação limpa, escalável, alinhada com processos regionais e/ou globais, com uma base sólida e consolidada em fundamentos tecnológicos e processos claros. Ele comentou, ainda, o que já acontece atualmente: com a pandemia do covid-19, surgiu a oportunidade e necessidade de se expandir os limites da atração de talentos internacionalmente para uma gama de perfis e gerações maior.

Competências dos Recursos Humanos do Futuro

Em relação à Transformação dos Recursos Humanos e às competências fundamentais para o chamado “RH do futuro”, Ricardo citou as principais:

  1. Capacidade Analítica: Se o RH não conciliar os fatores humanos e numéricos, e não tiver capacidade analítica de dados, ele estará fadado ao fracasso.
  2. Conexão: o RH tem o papel de ser agente conector do conhecimento, de pessoas e das necessidades da organização.
  3. Gestor de microtransformações: o RH deve ter a capacidade de fazer pequenas mudanças cotidianas, que no longo prazo serão a base consolidade para grandes mudanças organizacionais.

Dicas de Materiais

O convidado ressaltou a importância e a quantidade de pesquisas e literatura disponíveis hoje. Ele citou algumas fontes de pesquisa que podem servir para orientar os profissionais dessa área:

• Consultorias, como: Gartner, Mckinsey, Deloitte e Accenture;
• Universidades com departamentos na área de negócios, como: Cornell University, Michigan University, London Business School, Fundação Dom Cabral;
• Revistas e fóruns especializados.

Assista a entrevista na íntegra

O programa “Gestão de Pessoas” conversa semanalmente com as principais lideranças de RH da América Latina para compartilhar boas práticas e tendências de gestão. Acompanhe semanalmente este e outros programas da Foursales seguindo nosso canal do youtube. Caso queira assistir a entrevista na íntegra clique na imagem abaixo. Caso queira seguir a Foursales no youtube, clique aqui:


Episódios anteriores

20.08 | “Case dos Cases: Transformação Cultural da Ambev” com Daniel Spolaor, Diretor de RH da Ambev, assista aqui

13.08 | “Case Oracle de Transformação Cultural” com Carla Alves, Head de RH da Oracle América Latina, assista aqui

06.08 | “RH Estratégico: da teoria à prática” com Simone Grosmann, Vice-Presidente de Recursos Humanos, na The Coca-Cola Company, assista aqui

30.07 | “O papel dos homens no empoderamento feminino nas empresas” com Marcelo Marcondes, Head de RH da Espaçolaser, assista aqui

23.07 | “Como melhorar os programas de diversidade e inclusão” com Salim Khouri, Head of Talent e Diversidade da Ford, assista aqui

16.07 | “Desenvolvimento de pessoas frente aos novos desafios da organização” com Lucas Fernandes, Head of Talent Acquisition Brazil da Johnson & Johnson, assista aqui

09.07 | “A comunicação e o papel dos líderes” com Renato Basso, Diretor Global de HRBP da Gympass, assista aqui

02.07 | “O aumento da produtividade do RH com o uso da tecnologia” com Bruno Martin, Head de Talent da Demium, assista aqui

25.06 | “Engajamento em tempos de crise” com Danielle Arraes, VP LATAM de RH da Puratos, assista aqui

18.06 | “Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas: O futuro no trabalho remoto” com Deborah Abi-Saber, Head de T&D do Nubank, assista aqui

11.06 | “Employee Experience: Do básico ao avançado” com Rogério Bragherolli, Ex-VP de RH da Sodexo, assista aqui

04.06 | “RH como impulsionador da Transformação Digital”
com Soraya Bahde, Chief Transformation Officer na Alelo, assista aqui

28.05 | “Metodologia Ágil aplicada ao RH”
com Nayana Bastos, Head Brasil de RH da Cisco, assista aqui

21.05 | “Vale do Silício: Tendências de RH & Carreiras”
com Marcelo Nóbrega, LinkedIn Top Voice e Ex-Diretor de RH do McDonald’s, assista aqui

14.05 | “O papel da gestão de pessoas na inovação”
com Luiz Massad, Diretor de Gestão de Pessoas do Magazine Luiza, assista aqui

06.05 | “Data science e o futuro da gestão de pessoas”
com Luis Vitti, Head global de RH do IFood, assista aqui

30.04 | “Conceitos de economia por trás dos salários e suas perspectivas 2020 e 2021”
com Luis Esteves, PHD em economia pela Universidade de Siena, assista aqui

23.04 | “O futuro do RH”
com Adeildo Nascimento, Diretor de RH do MadeiraMadeira e GVT, assista aqui

15.04 | “Recrutamento remoto”
com Orlando Laragnoit, Head de Talent Acquisition do Twitter Latam & Canadá, assista aqui

09.04 | “Papel do RH na sustentabilidade dos negócios”
com Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil, assista aqui

01.04 | “Gestão de pessoas em tempos de crise”
com Patrícia Bobbato, Head Global de HR da Tigre Tubos e Conexões, assista aqui

 

 

Saiba mais sobre a Foursales

Combinando profundo conhecimento de área comercial e de processos de recrutamento e seleção com machine learning e data science, a Foursales foi a pioneira em criar soluções tecnológicas e serviços específicos para recrutamento, seleção e assessment de profissionais de vendas e marketing. Sua razão de existir é auxiliar empresas a liberarem o seu potencial de mercado através da otimização do capital humano de área comercial. Com uma ampla gama de serviços, a Foursales atende tanto empresas que terceirizam quanto que internalizam seu recrutamento e seleção com diferentes tipos de soluções. Conheça mais sobre nós solicitando um contato de nossos consultores, abaixo:

 

 



Deixe uma resposta